• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 14:10:46 -03

    Com viagem de Temer à China, André Fufuca herda o comando da Câmara

    DE BRASÍLIA

    29/08/2017 02h01

    Gabriela Korossy - 25.jun.2015/Câmara dos Deputados
    O deputado André Fufuca
    O deputado federal André Fufuca, do PP do Maranhão

    A viagem do presidente Michel Temer à China, nesta terça-feira (29), promove uma dança das cadeiras em Brasília que levará o deputado André Fufuca (PP-MA), 28, ao posto de segundo homem mais importante da República durante nove dias.

    Como Temer não tem vice, é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quem assume a Presidência.

    O primeiro vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), integra a comitiva de Temer e, por isso, caberá a Fufuca, segundo vice, comandar a Casa até dia 6.

    Deputado de primeiro mandato, ele terá que presidir o plenário em votações importantes. O governo espera concluir a apreciação da nova política para os juros do BNDES e votar uma nova versão do Refis, programa de refinanciamento de dívidas de contribuintes.

    Além disso, há expectativa de que a Câmara vote a emenda da reforma política, que estabelece o fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e cria uma cláusula de barreira para limitar o acesso aos recursos do fundo partidário e ao tempo de rádio e TV.

    A oposição pretende continuar obstruindo as votações. "Independentemente da presença do presidente na Câmara, as oposições não vão diminuir a temperatura diante das pautas polêmicas", disse o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ).

    Na manhã de segunda (28), Maia levou Fufuca a Temer. "Foi mais uma questão protocolar. Ele demonstrou preocupação com matérias que necessitam de uma certa celeridade, mas não fez nenhuma solicitação", disse Fufuca.

    O deputado se chama, na verdade, André Luiz Carvalho Ribeiro. Herdou o apelido de seu pai, Francisco Ribeiro Dantas Filho, o Fufuca Dantas (PMDB), prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA).

    Médico, também já foi deputado estadual.

    Na Câmara, era aliado, frequentador da casa e do gabinete, do então presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024