• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 05:10:00 -03

    Lava Jato

    Japonês da Federal, Youssef e outros nomes da Lava Jato preparam livros

    WÁLTER NUNES
    DE SÃO PAULO

    03/09/2017 02h00

    Giuliano Gomes/Folhapress
    O agente Newton Hidenori Ishii, durante a 30ª fase da Operação Lava Jato
    O agente Newton Hidenori Ishii, durante a 30ª fase da Operação Lava Jato

    O agente Newton Ishii, que ficou célebre como o "Japonês da Federal", tentou passar despercebido no último dia 18 de agosto enquanto escoltava o ex-deputado Cândido Vaccarezza, preso pela Lava Jato. Vestiu uma touca ninja preta e escondeu os olhos puxados atrás de óculos escuros.

    Não adiantou. A face emblemática das operações policiais do petrolão foi reconhecida mesmo embaixo do disfarce e virou piada nas redes sociais. Ishii já foi tema de marchinha de carnaval e sua feição acabou reproduzida em máscaras para os foliões.

    Agora ele quer ter seu rosto exposto nas prateleiras das livrarias do país. O agente federal confirmou à Folha que está trabalhando numa biografia que tem como ápice sua experiência na Lava Jato. Disse que pretende lançar a obra até o final do ano, mas não quis dizer se já fechou contrato com alguma editora. Não quer despertar os olhares dos "invejosos de plantão".

    A Folha apurou que Ishii chamou um jornalista para colocar no papel os seus relatos. Segundo uma pessoa com acesso à carceragem da PF, é um rapaz de cavanhaque e olhos claros, que usa óculos. Aí há outro mistério. Ishii não revela o nome do escritor.

    O agente não é o único e nem foi o primeiro a perceber que há leitores interessados nos bastidores da operação. Com o crescimento da produção sobre o assunto, seria quase possível organizar uma Flip (Feira Literária Internacional de Paraty) apenas com gente que já calçou tornozeleira eletrônica —o próprio Ishii já usou uma por ter sido condenado por facilitação de contrabando.

    Paulo Roberto Costa, o primeiro executivo da Petrobras a virar delator, passou o último ano relembrando tudo pelo que passou no petrolão. Ajudou o fato de ter feito anotações durante os seis meses em que ficou preso.

    Ana Carol Pozzi/Photo Press/Folhapress
    O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa chega à sede da Justiça Federal, em Curitiba, para prestar depoimento a Sérgio Moro
    O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa chega à Justiça Federal para prestar depoimento

    "Eu vou contar como eu vivia antes da Lava Jato e o que aconteceu depois que a operação chegou em mim", disse Costa. "Já escrevi mais de 150 páginas. Muita coisa do tempo em que fiquei preso", disse. Costa foi um dos primeiros a fazer delação. Quando começaram as prisões em massa na Lava Jato ele já havia saído. Não cruzou com os empreiteiros que delatou.

    Condenado em oito processos na Lava Jato, ele vive no Rio de Janeiro, onde cumpre em regime aberto os 17 anos que faltam de uma sentença de 20 anos. Costa negocia com duas editoras um contrato para lançamento de seu livro e pretende terminar de escrever a obra em cerca de um mês. Não fala em cifras.

    O doleiro Alberto Youssef, preso na mesma época que Paulo Roberto Costa, também vai ter sua história exposta nas livrarias em breve. O doleiro, ao contrário do diretor da Petrobras, não escreve de próprio punho. Escolheu o jornalista Pedro Marcondes para dar acesso ao seu passado.

    Marcondes deixou a revista "IstoÉ" há mais de um ano para trabalhar exclusivamente na história do principal doleiro do país. Tem viajado para Curitiba e Londrina para entrevistar personagens e conseguir documentos sobre os casos contados pelo delator. Começou a gravar conversas com Youssef ainda na cadeia.

    Youssef e Marcondes assinaram contrato com a Editora Objetiva, selo da Companhia das Letras. A previsão é que o trabalho seja finalizado até o fim do primeiro semestre de 2018 e resulte num livro de cerca de 400 páginas.

    Alan Marques - 26.out.2015/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, BRASIL, 26.10.2015. O doleiro Alberto Youssef fala na CPI dos Fundos de Pensão na Câmara dos Deputados. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
    O doleiro Alberto Youssef em sessão da CPI dos Fundos de Pensão, na Câmara

    Marcondes disse que por força de contrato não pode dar detalhes sobre a obra, mas adiantou que "não é uma autobiografia nem uma biografia autorizada, muito menos um livro só sobre a Lava Jato".

    O ex-senador Delcídio do Amaral também tem reservado espaço na agenda para conversar com um jornalista. Cláudio Júlio Tognolli gravou mais de 70 horas com ele.

    O projeto começou em novembro passado, numa conversa em Cuiabá entre o ex-senador, o jornalista e o empresário Paulo Tadeu, dono da Editora Matrix. O livro está previsto para 2018. "Delcídio é um personagem que passou pelo PSDB, pelo PT, pela Petrobras. Tem muito o que contar", diz Tadeu.

    O ex-deputado Eduardo Cunha chegou a anunciar que faria um livro, mas suspendeu o projeto após ser preso.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024