• Poder

    Wednesday, 15-May-2024 08:11:00 -03

    Alckmin prioriza atos oficiais e Doria, setores privados

    THAIS BILENKY
    DE SÃO PAULO

    04/09/2017 02h00

    Bruno Santos - 11.jun.2017/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 11-06-2017: A polícia Militar realizou, na manhã deste domingo, uma ação para a retirada dos usuários de droga na nova cracolândia, na Praça Princesa Izabel, no Centro de São Paulo. Logo após a ação, parte dos usuários se concentraram na Rua Helvétia, local da antiga Cracolândia. O Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito João Dória, se reunem com a imprensa no local onde funcionava um centro de apoio ao usuário, na Rua Helvétia. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-COTIDIANO *** EXCLUSIVO FOLHA***
    O governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria

    Nos últimos três meses, o prefeito João Doria (PSDB) passou 45% de seu tempo com empresários, banqueiros e jornalistas. No mesmo período, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) dedicou 50,5% da agenda pública a reuniões com secretários e eventos de governo.

    Levantamento feito pela Folha com base na agenda pública dos dois evidencia o estilo de governar –e de fazer campanha– dos tucanos, em disputa velada pela candidatura presidencial.

    Dos 505 compromissos divulgados, Doria dedicou 123 ao setor privado nacional, sendo 10 deles relacionados ao Lide, a organização de empresários que ele fundou e cujo comando passou ao filho.

    Ficaram frente a frente com o prefeito banqueiros como Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, e Candido Bracher e Roberto Setubal, do Itaú.

    Outras 42 reuniões foram feitas com atores internacionais, a maioria do setor econômico. Além disso, Doria realizou 62 ações de mídia, sejam entrevistas, reuniões com jornalistas ou transmissões em redes sociais.

    O levantamento não contabilizou entrevistas espontâneas nem encontros fora das agendas publicadas pela prefeitura ou pelo governo.

    Alckmin, por sua vez, dedicou 52 de suas 339 agendas a agentes econômicos e 5 a atores internacionais como Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, e Guilherme Leal, cofundador da Natura.

    Com a mídia, reservou 22 encontros. Somados, os compromissos das três categorias correspondem a 21,5% de seu tempo em junho, julho e agosto, ante os 45% de Doria.

    Mas a maior parte o governador dedica a solenidades, inaugurações de obras e entregas de programas (99) e a reuniões com secretários (73).

    Nos últimos três meses, período que o levantamento abrangeu, Alckmin e Doria se descolaram. O prefeito adotou agenda de candidato a presidente, com viagens sucessivas pelo país.

    A ofensiva forçou o governador, seu padrinho político, a antecipar o discurso de candidato, apesar de repetir que "eleição é em ano par".

    Editoria de Arte/Folhapress
    O DIA A DIA DELESComo organizaram o seu tempo os dois nomes do PSDB mais cotados para disputar a Presidência desde junho
    O dia a dia de Alckmin e Doria

    CHINA E RINCÃO

    A agenda de Doria é recheada com detalhes de deslocamento e compromissos pessoais como almoços sem acompanhantes.

    No dia 25 de julho, por exemplo, ele estava na China e marcou dez compromissos, alguns espaçados entre si em meia hora. O dia foi assim:

    1) 7h30: café da manhã com um secretário municipal; 2) 10h40: partida de Beijing; 3) 13h: chegada a Hangzhou; 4) 14h: reunião na empresa HikVision; 5) 15h: visita ao showroom da HikVision; 6) 15h30: entrevista para imprensa da HikVision; 7) 16h: visita ao showroom da empresa Dahua; 8) 16h30 reunião com "representantes" da Dahua; 9) 18h45: partida de Hangzhou; 10) 19h15: chegada a Xangai.

    A agenda de Alckmin é diferente. Ele raramente informa compromissos aos finais de semana, muito menos os pessoais.

    Encontros de articulação política na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes e viagens para fora de São Paulo sem agenda oficial ficam de fora.

    O dia a dia do governador é repleto de compromissos no interior. No dia seguinte ao tour de Doria na China, por exemplo, o tucano inaugurou moradias em Ribeirão Preto, Às 9h. Foi a Cássia dos Coqueiros (12h30) e a Rincão (15h30) para entregar carretas do programa Mulheres de Peito.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024