• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:49:58 -03

    Lava Jato

    Joesley e Saud ficam em silêncio em depoimento na PF sobre áudio

    BELA MEGALE
    DE BRASÍLIA

    14/09/2017 17h03

    Zanone Fraissat/Folhapress
    SAO PAULO/SP BRASIL. 11/09/2017 -o empresario Joesley Batista deixa a sede da policia federal.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, PODER)***EXCLUSIVO***
    O empresário Joesley Batista ao deixar a sede da Polícia Federal no dia 11 de setembro

    O empresário Joesley Batista, sócio da J&F, controladora da JBS, ficou calado no depoimento marcado para esta quinta-feira (14) sobre o áudio gravado entre ele o ex-funcionário de sua empresa e também delator Ricardo Saud.

    Os dois estão presos na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde segunda-feira (11).

    Assim como Joesley, Saud não falou.

    O motivo do silêncio, segunda a defesa, foi a notícia publicada pela Folha de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu revogar a imunidade penal de ambos.

    A possibilidade de repactuação do acordo com a PGR em relação ao tempo de prisão hoje é remota, conforme apurou a reportagem. O mais provável é que haja rescisão, com a perda total de benefícios.

    "Eles seguiram a orientação da defesa de ficar em silêncio. A imprensa está noticiando que Janot pediu a rescisão do contrato de delação mesmo nós entendendo que os dois executivos não cometeram crimes", disse Antônio Carlos Almeida Castro, chamado de Kakay.

    O criminalista disse que optou pelo silêncio porque não sabe o que Joesley e Saud "são juridicamente, se são colaboradores ou se são investigados".

    Antes de ter conhecimento da decisão de Janot, a ideia da defesa era que ambos falassem sobre os detalhes de como a gravação ocorreu. Eles também explicariam a participação do ex-procurador Marcello Miller nas tratativas do acordo, segundo pessoas ligadas à empresa.

    Na tarde desta quinta-feira (14) a PGR irá definir se Joesley e Saud terão a prisão temporária prorrogada por mais cinco dias ou se ela será convertida em preventiva, ou seja, sem data para terminar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024