• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:12:56 -03

    Lava Jato

    Joesley diz que Cardozo se arrependeu de lei contra organizações criminosas

    JOELMIR TAVARES
    DE SÃO PAULO

    29/09/2017 12h07 - Atualizado às 17h47

    Leonardo Benassatto/Reuters
    Empresário Joesley Batista na sede da Polícia Federal, em São Paulo 09/08/2017 REUTERS/Leonardo Benassatto
    O empresário Joesley Batista na sede da Polícia Federal, em São Paulo

    Um novo áudio de Joesley Batista recuperado pela Polícia Federal contém relatos do empresário sobre o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

    A gravação, publicada pela "Veja", é de uma conversa do sócio da JBS, que está preso, com um interlocutor chamado "Gabriel". Segundo a revista, supostamente se trata do deputado federal Gabriel Guimarães (PT-MG).

    A assessoria de Guimarães diz que "o deputado não vai se manifestar sobre conversas privadas sem interesse jurídico".

    No trecho sobre Cardozo, Joesley relata diálogos com ele e sugere que o ex-titular da Justiça se arrependeu da lei das organizações criminosas, aprovada durante o governo Dilma Rousseff (PT) e hoje usada na Operação Lava Jato em processos contra políticos. Cardozo nega.

    O empresário diz no áudio que, em um jantar com o ex-ministro dias antes, relembrou encontro anterior dos dois, aparentemente ocorrido em 2013, ano em que a lei foi implementada.

    Nesse primeiro contato, Cardozo comemorava a aprovação da legislação, que seria "uma lei fantástica" para ajudar a combater grupos como o PCC (Primeiro Comando da Capital), segundo o relato de Joesley.

    "Coincidentemente eu janto com o Zé agora, um mês atrás, dois meses atrás. No iniciozinho, falei: 'Ô Zé, antes de começar a conversa: lembra aquela vez que a gente jantou? [...] Você lembra que tava feliz, comemorando da lei de combate ao crime organizado?", afirma Joesley no áudio.

    Segundo o sócio da JBS, Cardozo respondeu: "Puuuta cagada, Joesley. Nos enganaram. [...] Aprovamos essa lei, pensando no crime organizado, no narcotráfico. Eu e a Dilma, rapaz, nos enganaram".

    A fala seria uma referência do ex-ministro à aplicação posterior da lei na investigação de crimes praticados por políticos. Isso era visto pelo ex-titular da Justiça como "a fonte de todos os problemas", de acordo com o relato do empresário.

    Cardozo disse à Folha que não pode comentar a conversa deste ano com Joesley, por sigilo profissional, já que o contexto era de relação entre advogado e cliente.

    No entanto, o ex-ministro afirma que "nunca" disse a ninguém que ele e a ex-presidente Dilma Rousseff foram enganados com a lei.

    "Não corresponde à verdade. Foi uma lei aprovada para o combate a organizações criminosas. Pode-se discutir hoje se está sendo bem aplicada ou não, mas isso é uma outra questão. É um debate que está sendo feito na comunidade jurídica, sobre aspectos dessa lei, inclusive sobre a delação premiada", diz Cardozo.

    Sobre o primeiro encontro relatado por Joesley, o ex-ministro diz que esteve em reuniões sociais com o empresário e que não sabe a qual ocasião ele está se referindo.

    Ele afirma que "sempre havia outras pessoas presentes" e que não se lembra de ter feito comentários com Joesley sobre a aprovação da lei.

    Em nota, a J&F (controladora da JBS) disse que os áudios divulgados pela revista já tinham sido recuperados dos aparelhos entregues há meses por Joesley Batista à Polícia Federal e "estavam com sigilo decretado pelo Supremo Tribunal Federal por se tratarem de diálogos entre advogados e clientes".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024