• Poder

    Monday, 06-May-2024 15:14:52 -03

    Três reportagens da Folha ganham Prêmio Petrobras de Jornalismo

    DE SÃO PAULO

    09/10/2017 22h56

    Três reportagens da Folha foram vencedoras do Prêmio Petrobras de Jornalismo, anunciado na noite desta segunda-feira (9).

    O jornal ganhou a premiação nas categorias Economia, com a criação do REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios-Folha), Regional SP-Sul, com uma série de reportagens sobre dados sigilosos do governo Geraldo Alckmin (PSDB), e Ciência e Tecnologia, com o especial "Tudo sobre o mosquito".

    A vencedora do Grande Prêmio foi a reportagem "Terra bruta - Pistolagem, devastação e morte no coração do Brasil", do jornal "O Estado de S. Paulo".

    Criado em 2013, o Prêmio Petrobras de Jornalismo está em sua quarta edição. Ele teve neste ano 11 categorias nacionais e regionais, além de dois prêmios especiais. Nenhuma das categorias é voltada especificamente às reportagens sobre política.

    DOCUMENTOS SECRETOS DE ALCKMIN

    Vencedora na categoria Regional SP-Sul, a série de investigações publicadas pela Folha em outubro de 2015 revelou que a gestão Alckmin havia tornado sigilosas centenas de informações do transporte público metropolitano. O trabalho é de autoria dos repórteres Artur Rodrigues, André Monteiro e Fabricio Lobel.

    A classificação das informações impossibilitava a consulta pública de 157 documentos num prazo de 25 anos. A população não poderia ter acesso a relatórios que explicassem, por exemplo, os motivos exatos de atrasos em obras de linhas e estações. À época, como atualmente, todas as linhas em expansão do Metrô de São Paulo e da CPTM estavam atrasadas.

    A reportagem motivou a abertura de uma investigação pelo Ministério Público e o pedido de explicações pelo Tribunal de Contas do Estado. Dois dias após a publicação do material pelo jornal, o governo paulista revogou os decretos de sigilo e se comprometeu a revisar todos os termos semelhantes impostos até então.

    Após a decisão, as reportagens identificaram outras áreas da gestão Alckmin em que também havia sido imposto o sigilo de informação. Entre elas estavam dados sobre procedimentos e projetos técnicos e operacionais do abastecimento de água de São Paulo, além de dados da Polícia Militar e da Administração Penitenciária.

    RANKING DE EFICIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS

    O Ranking de Eficiência dos Municípios-Folha (REM-F), projeto publicado em agosto de 2016, antes das eleições municipais, trouxe uma ferramenta virtual, criada em conjunto com o Datafolha, que mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.

    O ranking, com participação de Alessandro Janoni, Fernando Canzian, Marcelo Soares, Mario Kanno e Renata Nunes, leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão em relação à sua receita disponível. Foram avaliados 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569 existentes no Brasil.

    Além do índice, o projeto também incluiu visitas a 16 cidades brasileiras, de diferentes regiões e níveis de eficiência apurados pelo ranking.

    O MOSQUITO

    Coordenado pelos jornalistas Marcelo Leite e Mariana Versolato, o pacote de reportagens sobre o mosquito Aedes aegypti foi publicado em dezembro de 2016, em meio à crise do vírus da zika. Com participação de uma equipe de 21 profissionais, tem também entre seus autores os jornalistas Cláudia Collucci, Lalo de Almeida, Patricia Campos Mello, Reinaldo José Lopes e Gabriel Alves.

    O material contém textos sobre diferentes aspectos da questão que comoveu o Brasil e o mundo, chegando a ser declarada como uma emergência internacional pela Organização Mundial da Saúde.

    O primeiro capítulo "O vírus da zika" é o resultado de uma viagem ao berço da doença, o continente africano, com visitas ao Senegal e a Uganda, onde fica a floresta Zika, que deu nome ao vírus.

    Em seguida, o material traz relatos sobre mães e seus filhos e filhas, que nasceram com microcefalia. A reportagem explicita os percalços de quem não tinha muita informação do que fazer naquele momento tão crítico.

    O especial ainda discute o impacto da doença nos EUA e as novidades no combate ao mosquito Aedes aegypti e à doença propriamente dita.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024