• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 18:53:05 -03

    Lava Jato

    Membros da CPI da JBS se acusam de 'vira-lata' e 'lambe-botas de Temer'

    CAMILA MATTOSO
    ANGELA BOLDRINI
    DE BRASÍLIA

    17/10/2017 15h53 - Atualizado às 16h17

    "Vira-lata", gritava de um lado o deputado Carlos Marun (PMDB-MS). "Lambe-botas, bate-pau de Temer", retrucava do outro o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP).

    A troca de acusação fez com que a sessão da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da JBS desta terça-feira (17) fosse interrompida por alguns minutos, durante depoimento do procurador Ângelo Goulart Villela.

    A confusão começou quando Randolfe questionava o depoente a respeito de um áudio de conversa gravada por ele em uma reunião do Ministério Público Federal, o que lhe rendeu a acusação de vazar informações internas para favorecer a JBS.

    Villela afirmou que nem sua defesa tinha o áudio e foi interpelado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que disse a ele que pedisse o áudio ao senador Randolfe, que ele o teria.

    "Não entendi a provocação barata", afirmou o senador, que logo em seguida acusou o PT e PMDB de formarem uma "coalizão" e citou o relator Marun.

    "É uma coalizão do PT e do PMDB, o sr. e o deputado Marun estão muito próximos".

    Marun, da mesa, logo se irritou e pediu que seu nome não fosse citado. A confusão, então, começou.

    "Vira-lata! Vira-lata!", gritava Marun, um dos principais aliados de Temer e relator da comissão.

    "Lambe-botas, bate-pau do Temer!", respondia aos berros o senador Randolfe, enquanto o presidente do colegiado, senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO) pedia calma e dizia que iria suspender a sessão.

    O depoimento de Villela começou por volta de 10h30. Aos parlamentares, o procurador afirmou que a delação da JBS foi feita por Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, com o objetivo de derrubar o presidente Michel Temer e poder, então, indicar seu próprio sucessor.

    Villela ficou preso por 76 dias sem ter sido ouvido. Ele foi denunciado por corrupção passiva, violação de sigilo funcional e obstrução de Justiça.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024