• Poder

    Wednesday, 17-Apr-2024 22:08:13 -03

    Um quarto do Congresso Nacional vota defendendo Estado maior, diz pesquisa

    THAIS BILENKY
    DE SÃO PAULO

    02/11/2017 18h30

    Pedro Ladeira - 10.out.2016/Folhapress
    Plenário da Câmara durante a votação da PEC do Teto

    No último um ano e meio, 25% do Congresso Nacional votou contra matérias relevantes que procuram reduzir privilégios e/ou o inchaço do Estado. Uma faixa de 39% dos deputados e senadores se posicionou timidamente a favor das medidas. Aqueles que votaram consistentemente a favor delas somaram 35%.

    O levantamento foi feito a pedido da Folha pelo Ranking dos Políticos, organização civil que monitora o desempenho parlamentar. Foram analisadas cinco votações na Câmara e quatro no Senado.

    Duas delas ocorreram em ambas as Casas: a da PEC do Teto, que limitou gastos públicos por 20 anos, e do projeto que revogou a obrigatoriedade de a Petrobras participar da exploração do pré-sal.

    No levantamento, o Ranking dos Políticos deu um ponto por projeto ao congressista que votou de acordo com seus critérios, tirou um ponto do que votou contra e deu zero ao que se ausentou.

    Na avaliação, 18 senadores têm "nota vermelha". Metade deles é do PT, e Gleisi Hoffmann (PR), presidente do partido, foi a mais mal colocada: votou contra três matérias (as duas citadas e a urgência para analisar o fim do sigilo de operações do BNDES) e ausentou-se na sessão sobre o fim do foro privilegiado.

    Três peemedebistas, porém, nem sequer foram classificados, porque se ausentaram nas quatro votações: Renan Calheiros (AL), Zezé Perrella (MG) e Jader Barbalho (PA).

    No outro extremo, seis senadores "gabaritaram", segundo a interpretação do Ranking. Entre eles, estão Ana Amélia (PP-RS) e Ivo Cassol (PP-RO).

    Na Câmara, 32 deputados votaram totalmente em desacordo com os princípios elencados pelo Ranking dos Políticos.

    Além da PEC do Teto e a desobrigação da Petrobas na exploração do pré-sal, na Câmara foram analisadas as votações da criação do fundão eleitoral, da aprovação da terceirização da ampliação do limite de participação estrangeira na aviação civil.

    Trinta e sete deputados tiraram nota 5, caso de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e de Celso Russomanno (PRB-SP).

    COMO VOTA, EXCELÊNCIA? - A posição de congressistas em projetos que preveem redução do inchaço do Estado e de privilégios, em %

    No Senado e na Câmara - Em %

    DO TOPO AO CHÃO
    Ainda que despontem no levantamento, Russomano e Cassol vão mal no monitoramento perene do Ranking dos Políticos, cujos critérios vão além da qualidade legislativa e consideram também assiduidade, despesas com cota parlamentar e processos judiciais (o deputado paulista é o 90º congressista mais bem colocado e o senador Cassol, o último).

    Russomanno foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal de uma acusação de desvio de dinheiro público, mas, por carregar o processo nas costas, perdeu dez pontos no Ranking. Se tivesse sido condenado, teria perdido 30.

    Cassol perde 770 pontos por conta de ações judiciais.

    Ainda que problemas na Justiça afetem o desempenho geral, o critério mais relevante na métrica do Ranking é a qualidade legislativa.

    Um conselho formado por nomes como Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, e Dalton Gardimam, economista-chefe do Bradesco BBI, define a importância das leis votadas atribuindo notas para cada projeto, considerando sobretudo o combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício de recursos públicos.

    Assim, a PEC do Teto vale 30 pontos; o projeto que cria o fundão eleitoral, menos 30.

    "Bons políticos votam boas leis. Boas leis são aquelas que favorecem a maioria, e não apenas dão privilégios para grupinhos de interesse", diz o administrador Renato Feder, cofundador do Ranking.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024