• Poder

    Wednesday, 24-Apr-2024 22:28:56 -03

    Lava Jato

    Garotinho 'pode ter feito bobagem', mas é honesto, diz Crivella

    BERNARDO MELLO FRANCO
    COLUNISTA DA FOLHA

    23/11/2017 08h44

    José Lucena/Futura Press/Folhapress
    RIO DE JANEIRO,RJ,22.11.2017:PRISÃO-ANTHONY-GAROTINHO-PF - O ex-governador Anthony Garotinho deixa a sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro (RJ), após ser preso na manhã desta quarta-feira (22). Garotinho foi preso nesta manhã no apartamento onde no Flamengo, na Zona Sul. Segundo um agente da Polícia Federal, a prisão tem relação com a delação do Ricardo Saud, da JBS. (Foto: jose lucena/Futura Press/Folhapress) ***PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS***
    O ex-governador Anthony Garotinho deixa a sede da Polícia Federal, no Rio, após ser preso na quarta

    O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse que o ex-governador do Estado Anthony Garotinho "pode ter feito bobagem", mas é "pobre e honesto". Ele e a mulher, a ex-governadora Rosinha Garotinho, foram presos nesta quarta-feira (22) pela Polícia Federal.

    "O Garotinho é pobre. É um cara que não tem nenhum tostão", disse Crivella à Folha.

    "Ele pode ter feito alguma bobagem na campanha. Mas garanto que ele e a Rosinha são muito honestos e estão sendo injustiçados", afirmou.

    O prefeito é aliado político do casal, que foi preso sob acusação de financiamento ilegal de campanhas com a ajuda de um "braço armado".

    Para Crivella, as acusações são fruto de "perseguição política". "Garotinho denuncia o PMDB todos os dias. É uma briga terrível. Aí as denúncias vêm", disse.

    "Duvido que ele e a Rosinha tenham saqueado o Estado. Crime é superfaturamento. O resto é injúria, calúnia e difamação", acrescentou.

    Em 2016, Garotinho pediu votos para Crivella. Depois de eleito, o prefeito nomeou a deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), filha dos ex-governadores, como secretária de Desenvolvimento.

    Segundo Crivella, Clarissa permanecerá no cargo mesmo após a prisão dos pais. "Ela está com o coração estraçalhado, mas vai continuar firme", disse.

    Yasuyoshi Chiba - 19.jun.2017/AFP
    Rio de Janeiro's Mayor Marcelo Crivella attends the unveiling ceremony of a graffiti by 19-year-old self-taught Brazilian artist Luna Buschinelli, as part of the "Rio Big Walls" project in Rio de Janeiro, Brazil, on June 19, 2017. The graffiti has applied for the Guinness Book of records as the world's biggest wall painting by a female artist. / AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
    O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, durante evento em junho

    DELAÇÃO

    Na quarta (22), a TV Globo informou que um funcionário do doleiro Alvaro Novis, delator da Lava Jato fluminense, disse ter repassado R$ 450 mil à campanha de Crivella.

    O dinheiro teria sido entregue em nome da Fetranspor, a federação das empresas de ônibus.

    Em nota, o prefeito disse que "a suposta acusação ocorreu porque [ele] não concedeu aumento na passagem de ônibus e apoiou a redução no preço das tarifas".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024