• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:29:45 -03

    Procuradoria Eleitoral do Rio faz representação contra Bernardinho

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    15/12/2017 18h08

    A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio fez uma representação contra o técnico Bernardinho por suposta propaganda eleitoral antecipada. Ela tem como base palestras do possível candidato, notas em colunas de jornais e postagens numa rede social.

    De acordo com o Ministério Público Eleitoral, esta é a primeira representação do tipo no Estado. O órgão pede uma multa de R$ 25 mil ao treinador de vôlei.

    A base da ação contra Bernardinho é uma palestra feita pelo técnico em outubro, num evento realizado pela Endeavor e Ernst & Young. Filiado aoNovo, ele foi instado a responder sobre quando o Rio teria "um governador empreendedor".

    "Governador... Não sei nem se eu vou ganhar. O sistema é tão forte. [...] O [economista] Armínio Fraga me perguntou isso: 'O que você faz?' Eu monto times, monto equipes para realizar as coisas", disse ele.

    "Aí eu pergunto: 'Você está comigo?' 'Não, eu tô contigo'. As pessoas falam: 'Tamo junto'. Mas se eu entrar não preciso de torcedor, preciso de jogador que venha para a quadra jogar", afirmou.

    Na avaliação do Ministério Público, a declaração "demonstra cabalmente tratar-se de promoção pessoal, com o evidente intuito de pedir apoio ao eleitor".

    Bernardinho tem a intenção de se candidatar peloNovo, mas enfrenta resistência da família. O nome dele já havia sido mencionado em 2016 para a disputa municipal, quando estava filiado ao PSDB. Ele acabou desistindo da ideia em razão da Olimpíada.

    A representação também usa como base notas publicadas em colunas políticas sobre suas articulações para a eventual candidatura. Uma delas afirma que o técnico deseja ter como vice na chapa o ex-secretário de Segurança José Mariano Beltrame.

    A documento do Ministério Público cita ainda o fato da página "Bernardinho Vôlei" ter compartilhado frame de um vídeo do Novo em que o treinador defende a participação na política. Na imagem, aparece o texto "Bernardinho filiado ao novo", acompanhado do número da sigla na urna eleitoral.

    "Observa-se o preclaro enfoque eleitoral pretendido quando Bernardinho veicula o número 30, acompanhada da legenda do Partido Novo, em sua página na rede social do Facebook", diz o Ministério Público.

    A assessoria de imprensa de Bernardinho afirmou que o técnico não possui nenhuma conta oficial em mídias sociais. A página indicada na peça já foi retirada do ar.

    Bernardinho ainda não se posicionou sobre a representação da Procuradoria.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024