• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 08:14:54 -03

    Câmara suspende salários e cancela benefícios de Maluf e Jacob

    DE BRASÍLIA

    22/12/2017 12h55

    A Câmara dos Deputados decidiu suspender os salários e cancelar os benefícios de seus integrantes que encontram-se presos: Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ).

    Os funcionários dos gabinetes de ambos também foram exonerados, segundo informou a presidência da Casa nesta sexta-feira (22). Um parlamentar ganha R$ 33.763 de remuneração fixa.

    Maluf está preso desde a última quarta-feira (20). Jacob, desde junho. Ambos foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

    Paulo Maluf está preso em São Paulo, e sua transferência para Brasília acontece nesta sexta.

    Em maio, o deputado foi condenado pela primeira turma do STF a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro.

    Ele também foi condenado à perda do mandato e ao pagamento de 248 dias-multa no valor de cinco vezes o salário mínimo vigente à época dos fatos, aumentada em três vezes.

    A Câmara ainda não decidiu sobre como se dará a perda de mandato do deputado.

    Como base numa decisão anterior, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entende que o caso precisa ser submetido ao plenário da Câmara.

    Jacob foi condenado em maio pelo STF a sete anos e dois meses de prisão por falsificação e dispensa de licitação na construção de uma creche quando era prefeito de Três Rios (RJ), em 2002. Foi preso em 6 de junho e cumpre pena no regime semiaberto no presídio da Papuda, em Brasília.

    No fim de junho, o juiz de execução penal autorizou que ele frequentasse as sessões da Câmara. O Ministério Público Federal recorreu.

    Em novembro, Jacob tentou entrar no presídio com dois pacotes de biscoito e um queijo provolone escondidos na cueca. O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) revogou, então, seu direito de trabalhar como parlamentar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024