• Serafina

    Tuesday, 07-May-2024 02:34:45 -03

    Downey Jr., Tony Stark, Sherlock Holmes, qual a diferença?

    RODRIGO SALEM

    31/03/2013 03h00

    Robert Downey Jr. é o herói da garotada. No entanto, durante boa parte da década de 1990, o ator era a versão pioneira e masculina de Lindsay Lohan. Cheirou, bebeu, fumou, foi preso com armas e passou um ano vestindo um uniforme laranja no presídio.

    Agora, controla seu lado selvagem e faz sua personalidade charmosa e vencedora transbordar para quase todos os papeis que assumiu desde que virou a identidade secreta do Homem de Ferro.

    Entrevistei-o duas vezes nos últimos anos e foi difícil separar personagem e homem real. Bobby, como lhe chamam os amigos, investe no sarcasmo para desarmar perguntas mais picantes sobre seu passado -assim como Tony Stark (o Homem de Ferro) faz quando é confrontado por seus investimentos em armas de destruição em massa.

    Há seis anos, perguntei como ele se descreveria em seus anos selvagens. "Louco. Sexy. Lindo. Bêbado!", disse. Agora, faça o teste. Veja as características de seus personagens, a seguir:

    1) O repórter bêbado de "Zodíaco" (2007), de David Fincher;
    2) O detetive brilhante e atlético dos dois "Sherlock Holmes" (2009 e 2011), de Guy Ritchie;
    3) O bonitão que corre para ver o nascimento do filho em "Um Parto de Viagem" (2010), de Todd Phillips.

    Todas podiam ser descrições dele mesmo. Mas isso significa que não é bom ator? Longe disso.
    Em "Trovão Tropical" (2008), faz uma das grandes performances cômicas dos últimos anos, curiosamente como um ator completamente egocentrado.

    Mas o fato é que o sucesso da série "Homem de Ferro" o transformou em um símbolo. E isso mudou até o perfil dos personagens que fez em seguida.

    Seu Sherlock Holmes virou um Tony Stark do século 19: inteligência acima da média, bom lutador, atraente, mas problemático com mulheres. E engraçado.

    Ele nem precisa sair do papel para fazer piadinhas espertas. Ou será que nem precisa entrar?

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024