• Serafina

    Sunday, 28-Apr-2024 21:37:20 -03

    Ex-pianista que atrofiou suas mãos, João Carlos Martins ganha filme

    DE SÃO PAULO

    04/08/2017 13h56

    Lucas Lima/Folhapress
    Maestro e pianista João Carlos Martins no Teatro CIEE.
    Maestro e pianista João Carlos Martins no Teatro CIEE.

    Uma partida de futebol que resultou na atrofia de três dedos. Uma pancada durante um assalto que culminou no rompimento da ligação entre seu cérebro e sua mão direita. Um tumor na mão esquerda. Esses são só alguns dos percalços que quase separaram o maestro - originalmente pianista - João Carlos Martins de sua grande paixão pela música.

    Começando a estudar piano com cerca de cinco anos, Martins na casa dos vinte já era um dos pianistas mais aclamados do mundo, tendo se apresentado no Carnegie Hall, em Nova York, e inaugurado o Glenn Gould Memorial, em Toronto.

    Vendo-se impossibilitado de tocar piano aos 63 anos, começou a estudar regência. Hoje, aos 77, o maestro já realizou mais de 1.500 concertos e criou a Orquestra Bachiana Filarmônica, que ensina música para jovens carentes da periferia de São Paulo.

    Agora, sua história virou filme.

    Com direção de Mauro Lima ("Meu Nome Não É Johnny" e "Tim Maia"), o filme "João, o Maestro" estreia 17 de agosto em território nacional.

    Lima, no entanto, ressalta que a obra foge do estilo biográfico clássico, mostrando apenas um recorte específico em relação à vida musical do maestro que já foi empresário de shows, trabalhou no mercado financeiro, foi secretário da cultura e processado por crimes contra a ordem tributária no escândalo político nos anos 1990 conhecido como caso "Pau Brasil".

    O diretor explica que a passagem de Martins pela política havia sido abordada, mas que no primeiro corte do filme o tema havia virado um "alienígena narrativo longo e desnecessário", por isso optara por não focar em nenhuma das outras atividades do maestro.

    "O recorte do filme compreende a relação dele com a música e, mais ainda, o piano", diz.

    O longa, que tem Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo e o menino prodígio de Praia Grande Davi Campolongo interpretando Martins em diferentes idades, vai abrir também a programação do Festival de Cinema de Gramado, que vai de 17 a 26 de agosto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024