• Tec

    Sunday, 08-Sep-2024 01:11:29 -03

    Paulo Coelho volta a defender pirataria

    EMERSON KIMURA
    DE SÃO PAULO

    02/05/2011 17h36 - Atualizado às 19h04

    O escritor Paulo Coelho voltou a defender a pirataria, desta vez em um texto publicado em seu blog.

    No artigo, em inglês, ele conta que, quando era membro da rede social MySpace, teve a canção "Fly Me to the Moon" interpretada por Frank Sinatra apagada de seu perfil.

    "E quem deletou a canção? A resposta é simples: a ganância e a ignorância."

    Coelho diz que a ganância "não entende que o mundo mudou", e a ignorância "pensa que, se a música está disponível gratuitamente, as pessoas não comprarão o CD".

    "O ponto é que nós queremos, antes de mais nada, compartilhar algo", diz o escritor, que ainda critica a indústria -ela estaria "pensando em direção oposta à de nossa realidade hoje".

    Ele lembra que criou a página Pirate Coelho (que inicialmente tinha autoria anônima e hoje é armazenada em seu próprio blog), na qual compartilha cópias integrais de suas obras para download, e faz uma comparação entre arte e laranjas.

    "Se você compra uma laranja e come-a, tem que comprar outra, e aí faz sentido que laranjas não possam ser distribuídas de graça, porque o consumidor consome o produto." A arte, porém, "não é uma laranja", diz Coelho. O importante é a sua beleza.

    O texto termina com uma historieta: "Uma mulher foi ao mercado e viu dois potes. Ela perguntou o preço ao vendedor. 'Dez moedas', ele respondeu. A mulher ficou surpresa: 'Mas um destes potes foi pintado por um artista!'. O vendedor respondeu: 'Estou vendendo potes. Beleza não tem preço'."

    Coelho revelou publicamente seu apoio à pirataria em 2008, no evento Digital Life Design Conference, em Munique, na Alemanha, e, desde então, dá declarações de apoio ao compartilhamento de arquivos digitais -que, acredita, ajuda na venda de seus livros.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024