• Tec

    Saturday, 18-May-2024 10:48:48 -03

    Microsoft e NBC desfazem site 'MSNBC', quarto maior de notícias nos EUA

    DA ASSOCIATED PRESS, EM SAN FRANCISCO

    16/07/2012 11h44

    A Microsoft, maior fabricante de software do mundo, está deixando a joint venture que era dona do site de notícias "MSNBC.com", o que deve livrá-la para criar seu próprio portal.

    A ruptura anunciada no domingo (15) dissolve a aliança de 16 anos entre a empresa e a NBC News, controlada pela Comcast Corp. O relacionamento já havia começado a se desfazer em 2005, quando a Microsoft vendeu sua parcela do canal de TV pago MSNBC para a NBC.

    A NBC está comprando os 50% de participação da Microsoft no site "MSNBC" por uma quantia não divulgada.

    O site "MSNBC.com" será renomeado para "NBCNews.com". Leitores que tentavam acessar o "MSNBC.com" no final do domingo já eram redirecionados para o "NBCNews.com".

    Divulgação
    Imagem divulgada pela NBC News para anunciar a nova cara e novo nome do antigo "MSNBC.com"
    Imagem divulgada pela NBC News para anunciar a nova cara e novo nome do antigo "MSNBC.com"

    O site moverá sua sede do campus da Microsoft em Redmond, Washington, para o prédio principal da NBC News, em Nova York.

    O "divórcio" advém da intenção de cada um dos parceiros em ganhar maior controle sobre os rumos de suas plataformas online. As restrições inerentes a uma joint venture por vezes algemavam tanto a Microsoft quanto a NBC.

    EXASPERAÇÃO

    A Microsoft, em particular, se frustrou pelos termos de contrato que a obrigavam a somente usar conteúdo do "MSNBC.com" em seus diversos sites.

    A exasperação foi reiterada pela estratégia adotada pelo canal MSNBC de conquistar a audiência que era deixada de lado pela Fox News (de ponto de vista conservador) ao fazer uma programação mais liberal.

    A estratégia alimentou uma percepção de que o material do site "MSNBC" também seguia uma tendência política.

    "Estar limitado ao conteúdo do 'MSNBC' era problemático para nós, já que não podíamos ter múltiplas fontes e múltiplas perspectivas oriundas do resto da web, o que era solicitado por nossa audiência", disse Bob Visse, diretor do "MSN.com", da Microsoft.

    Livre das amarras da parceria, a Microsoft está preparando um portal que planeja lançar entre setembro e dezembro deste ano. Apesar de Visse ter-se recusado a fornecer mais informações, o executivo disse que o mesmo número aproximado de funcionários do "MSNBC.com", 100 pessoas, estará empregado no novo site.

    Ao contratar sua própria redação para alimentar seus sites, a Microsoft está aplicando a mesma estratégia de Yahoo! e Aol, por exemplo.

    A Microsoft sempre se apoiou no lucrativo negócio de venda de software para PCs para bancar colossais empreitadas na internet que raramente tiveram retorno --para o descontentamento de seus acionistas.

    PREJUÍZO ON-LINE

    A fabricante de software investiu inicialmente US$ 220 milhões na joint venture MSNBC. Não foi divulgado se a Microsoft, afinal, lucrou com a parceria.

    Como um todo, as operações on-line da Microsoft, que incluem o Bing e o portal "MSN", acumularam perdas de US$ 10 bilhões nos últimos sete anos.

    Conforme os termos de separação, a Microsoft continuará a dar preferência em seus sites para a antiga parceira (e agora rival) NBC News por dois anos.

    A NBC News acredita que angariará maior número de internautas ao formar parcerias que, até o final da joint venture, estava impossibilitada de realizar.

    "Não há dúvida de que teremos maior flexibilidade ao tomar novas decisões", disse Vivian Schiller, executiva da NBC News. "Esta é verdadeiramente uma ruptura amigável. Achamos que a competição nos fará bem."

    O "MSNBC.com" é o quarto mais popular site de notícias gerais nos EUA, com cerca de 50 milhões de visitantes em junho, 5% a mais que no ano passado, segundo dados da comScore.

    O primeiro lugar é da aliança recém-formada entre Yahoo! e ABC News, com 81 milhões de visitantes, seguida de Aol/Huffington Post e CNN.

    Reprodução
    NBC News anuncia a criação de um novo portal para o canal MSNBC, fruto da antiga parceria com a Microsoft
    NBC News anuncia a criação de um novo portal para o canal MSNBC, fruto da antiga parceria com a Microsoft

    Como parte da sua reestruturação on-line, a NBC News pretende criar um novo site para as personalidades do canal a cabo MSNBC, que deve sair em 2013.

    Apesar de ter como sede Nova York, o "NBCNews.com" reterá um significante contingente na área de Seattle, Washington, segundo Schiller. Cerca de 170 dos 300 funcionários do "MSNBC.com" trabalhavam na região.

    Com permissão da Microsoft, o "NBCNews.com" continua sediado no escritório da gigante de software, em Redmond, enquanto o novo site busca instalar-se em outro local.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024