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    Google vai liberar e-mails entre desconhecidos no Google+

    CLAIRE CAIN MILLER
    DO "NEW YORK TIMES"

    10/01/2014 10h17

    O Google permitirá em breve que uma pessoa envie e-mail a qualquer outra, mesmo que não saiba o endereço de e-mail dela, dado que ambas tenham cadastro no Gmail e no Google+.

    A mudança, que foi anunciada nesta quinta-feira (9) será introduzida ao longo dos próximos dias, foi recebida com protesto de alguns dos usuários do Gmail, que disseram que isso abre portas a spam e a solicitações indesejadas em caixas de entrada pessoais, que são consideradas privadas.

    O Google disse que será útil para pessoas que se conhecem, mas não tiveram a oportunidade de trocar e-mails ainda.

    Reprodução
    Página da rede social Google+; Google vai liberar e-mails entre desconhecidos na rede
    Página da rede social Google+; Google vai liberar e-mails entre desconhecidos na rede

    Remetentes podem mandar e-mail a qualquer um, desde que siga o destinatário no Google+, o que pode ser feito sem permissão. Destinatários podem receber e-mail de qualquer um do Google+. Seu endereço de e-mail só é exposto, contudo, se houver resposta.

    A possibilidade de qualquer um no Google+ de enviar um e-mail a um usuário de Gmail será acionada automaticamente, requerendo que as pessoas solicitem ativamente não querer participar disso. Os usuários de Gmail podem desligar a opção visitando a aba "geral" da página de configurações do Gmail, onde escolhem se querem receber e-mail de qualquer um no Google+, somente das pessoas que seguem ou de ninguém da rede.

    O Google planeja enviar e-mails a usuários do Gmail explicando a mudança antes de implementá-la. Os e-mails recebidos de pessoas de fora dos círculos (rede de contatos) do Google+ será filtrado e posto na aba "social" do Gmail. A configuração padrão para contas "business" do Gmail é com essa opção desligada.

    A medida, que integra mais proximamente o Gmail e o Google+, é o mais recente movimento pelo Google para tentar tornar a rede social parte de todos os seus produtos e para fortemente pressionar os usuários a criarem uma conta no Google+. Ela vem logo depois de despertar a revolta de muitos usuários do YouTube após o Google ter demandado das pessoas que quisessem comentar no site de vídeos que criassem uma conta no Google+.

    O Google já se envolveu em outros conflitos entre ideias concebidas por seus engenheiros e os desejos ou preocupações de seus usuários.

    Por exemplo, a mudança do Buzz, rede social baseada em contatos do Gmail que foi lançada pelo Google em 2010. Foi recebida com tumulto e foi objeto de multa da FTC (Federal Trade Communications, órgão que regula a telecomunicação nos EUA) por violações de privacidade antes de o serviço ser descontinuado.

    O Buzz, como a nova ferramenta de e-mail do Google+, foi acionada por padrão e requeria que as pessoas escolhessem deixá-la.

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