• Tec

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:11:15 -03

    Brasil deveria adotar software livre contra espionagem, diz sociólogo

    ALEXANDRE ORRICO
    DE SÃO PAULO

    28/01/2014 16h25

    O governo brasileiro deve se livrar de sistemas operacionais proprietários, como o Windows, para dificultar a espionagem na NSA, a agência de segurança nacional americana.

    "Se você der uma olhada nos termos de uso do Windows, vai ver que além de varrer o sistema em busca de arquivos piratas, ele também coleta informações pessoais", diz Sérgio Amadeu, sociólogo e doutor em ciências políticas pela USP.

    Amadeu falou em uma mesa sobre espionagem na sétima edição da Campus Party, evento sobre tecnologia e empreendedorismo que acontece até 2 de fevereiro, em São Paulo.

    "Mesmo após as denúncias, a nossa presidente Dilma e nossos ministros continuam usando Windows. Mesmo com a comprovação de que a Microsoft colabora com a NSA", diz o sociólogo.

    "Tudo bem você não querer trocar de sistema por não se achar um alvo, mas crer que a presidente, que os seus funcionários de alto escalão e que as nossas empresas públicas não são alvos é ser muito ingênuo", completa.

    CRIPTOGRAFIA

    Além do software livre, a criptografia (sistema que torna os dados ilegíveis para quem não tiver a chave para decifrá-la), foi apontada como uma ferramenta que pode dificultar a mineração de dados por empresas e governos.

    "Uma informação sem criptografia custa US$ 0,16 para ser decifrada. Mas se os dados estiverem criptografados, a decodificação pode custar até US$ 10 mil".

    Anahuac de Paula Gil, integrante de mesa e parte do movimento de defesa do software livre da Paraíba, discorda que sotware livre e criptografia possa resolver as coisas.

    "Não adianta proteger as informações com programas se nós, diariamente, lotamos a internet com nossos dados. Entregamos de bandeja nossa vida inteira voluntariamente sem pensar. Enquanto isso for feito, nenhum programa pode ajudar", completa.

    CAMPUS PARTY

    QUANDO
    27 de janeiro a 2 de fevereiro

    ONDE
    Anhembi Parque - Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo

    INGRESSOS
    Esgotados; porém, o evento conta com uma área aberta ao público, com alguns estandes de start-ups

    SITE
    campus-party.com.br

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024