• Tec

    Tuesday, 30-Apr-2024 07:18:34 -03

    Tablet gigante da Samsung é rápido, mas tem software inconsistente

    BRUNO FÁVERO
    ENVIADO ESPECIAL A CANCUN

    06/02/2014 18h09

    A Samsung expandiu seu portfólio de tablets durante a feira CES, em Las Vegas, quando anunciou sua nova linha PRO, com quatro aparelhos voltados para uso profissional.

    O principal lançamento foi o Galaxy NotePro. A Folha teve acesso ao aparelho durante evento para a imprensa em Cancun, no México.

    O que mais chama atenção é sua tela, enorme, de 12,2 polegadas e resolução 2560 x 1600 pixels (247 ppp).

    Divulgação
    Samsung Galaxy NotePRO, novo tablet da Samsung com caneta e tela de 12,2 polegadas
    Samsung Galaxy NotePRO, novo tablet da Samsung com caneta e tela de 12,2 polegadas

    O tamanho exagerado, quase uma folha A4, torna a pegada do aparelho desajeitada, mas tem vantagens na exibição de vídeos e na digitação –seu teclado virtual tem números, letras e acentos na mesma tela e é quase do tamanho de um teclado real.

    O acabamento segue a linha de outros aparelhos da marca, com a traseira feita em um plástico que imita couro.

    Uma de suas principais novidades é a uma interface em blocos, que lembra a do Windows Phone. Mais simples, é um avanço em relação às "skins" cheias de efeitos e texturas de sistemas anteriores da marca, mas falta consistência em seu design. Ao invés de apostar totalmente no novo conceito, a empresa sul-coreana mesclou o rosto tradicional de seus telefones Android com a nova sistema em blocos.

    Mesmo assim, alimentado por um hardware potente (processador Snapdragon 800 e 3 Gbytes de RAM), o aparelho é muito rápido e não tem problema algum para executar aplicativos e jogos pesados.

    Ainda em relação ao software, a função multi-tarefas presente em outros tablets da marca foi aprimorada para a tela grande e agora permite usar até quatro aplicativos ao mesmo tempo.

    É interessante, mas mal acabada. Como os aplicativos de Android são desenvolvidos por terceiros sem o recurso em mente, o redimensionamento para que caibam ao mesmo tempo na tela é atrapalhado e a usabilidade é bastante prejudicada.

    A câmera, por fim, não se destaca. Em testes rápidos feitos pela Folha em um ambiente com iluminação artificial, mas abundante, as imagens ficaram com ruído e pouco nítidas.

    O jornalista BRUNO FÁVERO viajou a convite da Samsung.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024