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    Game 'Titanfall' é sopro de ar fresco no gênero de tiro; leia análise

    ALEXANDRE ORRICO
    DE SÃO PAULO

    24/02/2014 03h30

    "Titanfall", jogo de tiro para Xbox One, Xbox 360 e PC, é um dos mais importantes do ano porque:

    1) É a primeira investida para a nova geração da Microsoft no gênero de tiro em primeira pessoa, o mais lucrativo do mundo;

    2) Desobedece a "fórmula do sucesso" criada pela série bilionária "Call of Duty"; curiosamente, os sócios da Respawn, empresa responsável por "Titanfall", foram eles mesmos desenvolvedores de "Call of Duty";

    3) Foi um dos games mais premiados da E3, maior feira do setor, e tem responsabilidade de justificar a compra do Xbox One, até agora sem títulos extraordinários.

    "Titanfall", que teve a versão para testes liberada na semana passada, é rotulado –injustamente– de "Call of Duty" com robôs por parte da mídia especializada.

    Mas a semelhança visual entre os títulos é mais uma assinatura de estilo do que mera cópia sem criatividade.

    Apesar de não ser uma revolução, o título apresenta ótimas ideias para renovar o gênero dos jogos de tiro em primeira pessoa, estagnado há alguns anos.

    No game, os combates são entre times de soldados e seus robôs gigantes, armados até os dentes –os titãs.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Quando não estão dentro das máquinas, os pilotos são ágeis, podem correr pelas paredes e voar brevemente com jatos de propulsão nas costas; quando pilotam os titãs, têm à disposição alto poder de fogo e de defesa, mas mobilidade limitada.

    Se emboscado por um grupo organizado de pilotos, os robôs podem ser destruídos facilmente. "Titanfall" não é um jogo do tipo "atire primeiro e pergunte depois". É preciso muita estratégia e coordenação entre os jogadores.

    O game só funciona com conexão à internet, e o número máximo de participantes é 12, seis para cada time, além dos grupos de soldados mais fracos, controlados por inteligência artificial.

    Tanto os soldados quanto os robôs têm classes diferentes e novas armas e habilidades que podem ser desbloqueadas com pontos de experiência e o alcance de novos níveis.

    Durante cinco horas de teste, "Titanfall" cumpriu o que prometeu: é um divertido sopro de ar fresco no gênero, dinâmico, menos bagunçado e mais estratégico.

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