• Tec

    Thursday, 02-May-2024 19:57:05 -03

    Em Austin, tuítes viram prêmios e dinheiro

    CAROL NOGUEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM AUSTIN, NO TEXAS

    24/03/2014 03h30

    Menções nas redes sociais são preciosas para marcas e empresas, em tempos em que popularidade na internet pode ser considerada sinônimo de dinheiro. E na 28ª edição do festival de música, cinema e tecnologia SXSW (South by Southwest), que ocorreu em Austin (Texas), tuítes viraram pagamento, literalmente.

    Empresas como Samsung, Apple e Pepsico promoveram alguns dos shows mais falados do festival. No caso da última, que bancou o show de Lady Gaga, os ingressos foram sorteados apenas entre fãs que tuitaram usando hashtags como #bolddecision (decisão corajosa), ligada à campanha do Doritos.

    Também só era possível entrar em algumas festas, como a do site Mashable e a da empresa de seguros Esurance, quem tuitasse as hashtags #mashablehouse e #EsuranceAccess, respectivamente.

    Outras marcas mimavam os frequentadores com comida, bebida e serviços grátis.

    A campanha promocional do filme "Tudo por um Furo", estrelando Will Ferrell, por exemplo, presenteava com uma porção de frango frito quem tuitasse sobre o longa .

    Outra prática comum, dadas as distâncias em Austin, eram caronas grátis. Neste caso, o usuário não era obrigado a tuitar, apenas encorajado a postar algo relacionado à montadora em questão. Porém, se a pessoa tuitasse a hashtag esperada, ganhava um iPod do motorista. O brinde não era anunciado, mas frequentadores que levaram o presente contaram justamente no Twitter.

    Outra empresa que ofereceu caronas grátis foi a Uber, cujo negócio é justamente compartilhar caronas, mas é proibida pela lei de Austin de cobrar pelo serviço. Um dos motoristas dizia que não aceitava gorjetas, apenas confissões para postar no Twitter com a já famosa hashtag #uberconfessions.

    Tantos pedidos funcionaram. A marca Doritos, por exemplo, teve mais de 14 mil menções em apenas um dia. Já a Chevrolet foi mencionada em 30% dos tuítes do evento.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024