• Tec

    Wednesday, 15-May-2024 20:19:29 -03

    Facebook descartou antigo feed por causa de monitores de baixa resolução

    DE SÃO PAULO

    31/03/2014 16h57

    Reprodução
    Antigo feed de notícias testado em 2013 e descartado pelo Facebook
    Antigo feed de notícias testado em 2013 e descartado pelo Facebook

    De acordo com a gerente de design de produtos do Facebook, acessibilidade foi o motivo pelo qual a rede social decidiu implementar uma versão do feed de notícias diferente daquela anunciada em 2013, que dava mais destaque às imagens e histórias.

    Em um post em seu blog, Julie Zhou afirmou que, ao abandonar o design testado no ano passado, a empresa priorizou a maioria de seus usuários, que tem dispositivos com telas pequenas e de baixa resolução.

    "Acontece que, enquanto eu tenho um monitor nítido de 27 polegadas, de alta resolução, muitas pessoas no mundo não têm", escreveu. "E o design antigo não funcionava bem num netbook de 10 polegadas."

    O feed de notícias descartado requeria que os usuários com monitores menores tivessem de rolar a página mais vezes para ver o conteúdo. Segundo a designer, isso tornava o site mais complicado de ser usado.

    Zhou também contradisse o designer e blogueiro Dustin Curtis, que, após consultar algumas fontes, escreveu que o antigo feed havia sido abandonado porque não dava à rede social tanto lucro a partir de anúncios.

    "O design antigo que testamos no ano passado teria na verdade sido positivo para nossa receita. Mas essa não é uma razão para entregarmos um trabalho pior", disse Zhou.

    A nova interface do Facebook, que será liberada gradativamente aos usuários até abril, tem mudanças menos ousadas, mas também dá mais valor às imagens.

    Reprodução
    Novo feed de notícias que os usuários do Facebook estão recebendo gradativamente
    Novo feed de notícias que os usuários do Facebook estão recebendo gradativamente

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024