• Tec

    Sunday, 05-May-2024 02:37:28 -03

    Nokia suspende venda de tablet por risco de choque elétrico

    DE SÃO PAULO

    17/04/2014 17h08

    A Nokia emitiu um comunicado hoje (17) dizendo que suspendeu a venda do tablet Lumia 2520 em alguns países europeus devido a um defeito no carregador do aparelho, que pode causar choques elétricos nos usuários.

    Segundo a empresa, existe o risco da proteção de plástico dos carregadores se soltar, deixando expostos os componentes internos do acessório. Se o usuário entrar em contato com algum desses componentes e o carregador estiver conectado à tomada, pode levar um choque.

    "Recomendamos fortemente que consumidores da Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Rússia, Suíça e Reino Unido parem de utilizar o carregador até [receberem] mais informações", diz o comunicado. O tablet não está à venda no Brasil.

    A Nokia estima que cerca de 30 mil unidades do acessório defeituoso foram comercializadas, incluindo 600 modelos de viagem vendidos à parte nos Estados Unidos.

    O problema foi encontrado durante um procedimento interno de avaliação de qualidade, e nenhum acidente foi registrado até agora. De acordo com a fabricante, o carregador foi desenvolvido por uma empresa terceirizada.

    A companhia não comentou se tomará alguma medida além da suspensão nas vendas, e também não disse quando o aparelho voltará a ser comercializado.

    Reprodução/Nokia
    Lumia 2520 é o único tablet produzido pela Nokia
    Lumia 2520 é o único tablet produzido pela Nokia

    NO BRASIL

    Segundo a assessoria da Nokia Brasil, consumidores brasileiros que tenham adquirido o Lumia 2520 em algum dos países mencionados devem entrar em contato com a empresa através do preenchimento de um formulário disponível no seguinte link: http://www.nokia.com/gb-en/support/contact/email-us/

    A assessoria destaca que o episódio não afeta o mercado brasileiro nem os planos de lançamento do produto no país.

    O Lumia 2520 foi lançado pela Nokia no final de 2013 e foi um dos últimos que a empresa apresentou antes de vender sua divisão de smartphones e tablets para a Microsoft.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024