• Tec

    Tuesday, 07-May-2024 15:59:03 -03

    Google diz que carros sem motoristas já são capazes de andar em cidades

    DE SÃO PAULO

    28/04/2014 16h01

    O Google divulgou, nesta segunda-feira (28), em seu blog, que os carros autônomos desenvolvidos pela empresa já são capazes de deslocar-se com segurança por ruas movimentadas de áreas urbanas.

    "Nós melhoramos o nosso software para que ele detecte centenas de objetos diferentes movimentando-se ao mesmo tempo –pedestres, ônibus, um sinal de trânsito feito por um guarda ou um ciclista sinalizando uma curva", diz o comunicado.

    A empresa destaca que um carro autônomo pode prestar atenção em todos esses detalhes de uma maneira que um humano nunca será capaz, além de nunca ficarem cansados ou distraídos.

    Segundo o comunicado, os veículos já percorreram mais de 1 milhão de quilômetros durante os testes na cidade de Mountain View, na Califórnia, onde o Google está sediada, mas muitos problemas ainda precisam ser resolvidos para que a tecnologia possa ser testada em outras cidades.

    Um vídeo divulgado pela empresa ajuda a entender como os carros que dirigem sozinhos detectam o movimento ao seu redor:

    Veja vídeo

    Transcrição do vídeo:

    Eu sou Priscilla, uma das test-drivers do projeto de carros autônomos do Google. A nossa equipe é responsável por garantir a segurança dos veículos e das pessoas na estrada, além de dar um feedback sobre a performance dessa tecnologia no mundo real.

    Uma das nossas principais tarefas é descobrir todos os possíveis cenários que o nosso carro pode encontrar nas ruas. Depois, ajudamos os engenheiros a ensinar aos veículos a melhor maneira de navegação. Aqui vão alguns exemplos de situações que encontramos com regularidade nas ruas de Mountain View, Califórnia.

    Ensinamos os veículos a reconhecer as zonas de construção do navegador. O sensor identifica os sinais laranjas e cones com antecedência para alertar o carro que há uma faixa bloqueada logo à frente, e podemos trocar de faixa com segurança. Você também pode perceber que ele se movimenta para manter uma distância segura de obstáculos grandes, como este caminhão estacionado no acostamento da estrada.

    Agora estamos nos aproximando de uma ferrovia, o que demanda atenção especial. Note a grade vermelha que aparece no computador enquanto nos aproximamos do cruzamento. Significa que esperaremos até que o caminho esteja livre antes de prosseguirmos.

    Ciclistas são uma categoria especial de objeto. Veja neste exemplo: quando o ciclista levanta o braço, o nosso software detecta o gesto e prevê os seus movimentos. O carro diminui de velocidade até que o ciclista atravesse, mesmo quando ele muda de ideia múltiplas vezes.

    Agora você pode ver o nosso carro em um cruzamento movimentado. Os automóveis são representados pelas caixas roxas, e ciclistas e pedestres são as vermelhas e amarelas. Note as caixas movimentando-se na nossa frente: é a vez de ciclistas e pedestres atravessarem. As grades vermelha e verde indicam que o carro irá parar e esperar até que o caminho esteja livre. Detectamos ainda os ciclistas que estão se aproximando por trás, e esperamos que passem. Uma vez que o ciclista já passou, o veículo determina que pode fazer a curva.

    Nós ainda temos muito trabalho pela frente, mas é legal ver a quantidade de situações com as quais já podemos lidar de maneira natural. Vejo vocês na estada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024