• Tec

    Sunday, 19-May-2024 20:42:30 -03

    Apple anuncia iOS 8 com notificações inteligentes e atualiza loja de apps

    YURI GONZAGA
    ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO
    JULIANA CARPANEZ
    DO UOL, EM SAN FRANCISCO

    02/06/2014 15h40

    A Apple anunciou em evento nesta segunda-feira (2), em San Francisco, novas versões do iOS e do OS X, respectivamente seus sistemas operacionais móvel e para desktop.

    Em relação ao iOS 8, para iPhone e iPad, a principal novidade diz respeito às notificações "inteligentes". Agora, ao receber uma notificação qualquer –uma mensagem ou um evento no calendário, por exemplo–, o usuário não precisa sair do aplicativo que está usando para interagir com ela.

    Desse modo, é necessário apenas arrastar a janela para baixo a fim de responder a mensagem ou confirmar presença no evento. Em seguida, o aparelho volta para o aplicativo que estava sendo usado anteriormente.

    A atualização do iOS 8 estará disponível "no outono" na América do Norte, ou seja, no segundo semestre deste ano, entre setembro e novembro. A partir desta atualização, o iPhone 4 não receberá novas versões do sistema operacional.

    A maior parte da apresentação foi conduzida por Craig Federighi, vice-presidente sênior de software da Apple. "Este ano é um ano que marca esta empresa", afirmou.

    A App Store, loja de aplicativos da companhia, também terá mudanças. Serão adicionados recursos como "trending searches", para ver o que as pessoas mais buscam e buscas relacionadas, permitindo que o usuário encontre o que busca –ou algo naquela linha.

    Além disso, agora serão oferecidos "pacotes" de aplicativos, que disponibilizarão vários por um preço mais em conta.

    Tim Cook, presidente-executivo da Apple, aproveitou a apresentação para alfinetar o sistema operacional Android, que possui a maior parcela no mercado de celulares e pertence ao Google.

    Segundo Cook, boa parte dos usuários de Android utilizam versões antigas do sistema, enquanto na Apple ocorre o oposto. Isso, afirma o executivo, se reflete negativamente na segurança dos celulares com o software concorrente.

    Na China, ainda de acordo com o executivo, cerca de metade dos usuários de iOS foram usuários de Android no passado. "Eles compraram Androids por engano", alfinetou Cook.

    MAIS RÁPIDO

    Outra novidade do iOS 8 é uma "central de saúde", chamada Health –algo já disponível em aparelhos da Samsung, importante lembrar. Na essência, ele coletará informações de alimentação, batimento cardíaco e atividade física de outros sistemas e criará gráficos interativos. Por enquanto, foi anunciada compatibilidade com os aplicativos Nike+ e o Mayo Clinic, mas espera-se que até o lançamento outros ganhem a opção.

    Destaque também para o novo teclado do iOS 8, chamado QuickType, que vai sugerir palavras enquanto o usuário digita.

    CONTINUE DE ONDE PAROU

    Os novos sistemas operacionais também aumentam a integração entre os dispositivos móveis da Apple (iPhones e iPads) e os computadores da empresa.

    Quando o usuário está mexendo em algum documento ou página de internet no iPhone e decide continuar o que está fazendo no computador, os novos sistemas operacionais o permitem retomar exatamente de onde parou.

    O oposto também acontece: quando o usuário está escrevendo um e-mail no desktop e precisa continuar a mensagem no iPhone ou no iPad, pode retomar exatamente do ponto em que parou. Um ícone no canto inferior esquerdo dos aparelhos permite que isso seja feito.

    A integração também permite que o Mac perceba a proximidade do iPhone de seu dono e, automaticamente, conecte-se à rede 4G do celular, como se fosse uma rede wi-fi. Isso já era possível desde que o iOS tem o "personal hotspot", mas a conexão era manual e necessitava de senha.

    YOSEMITE

    O visual do novo OS X, batizado de Yosemite, é mais parecido com o do iOS 8, com logotipos de apps mais "clean" e menos analogias com o "mundo real".

    "Vocês não imaginam quanto tempo gastamos com esta lata de lixo", brincou Federighi, vice-presidente de software.

    Além de mudanças cosméticas, o novo sistema operacional tem alterações em seu sistema de busca, que ficou mais completo.

    "Por meio da barra de endereços, posso fazer uma busca normal no Google. Mas, se quiser, também posso ver já as descrições apresentadas pelo Spotlight", explicou Federighi.

    Outra grande mudança diz respeito ao software nativo de e-mail. A partir do OS X Yosemite será possível enviar anexos de até 5 GBytes, afirmou o vice-presidente de software.

    A tecnologia, chamada Mail Drop, faz upload criptografado na nuvem de qualquer aplicativo e o envia anexado à mensagem. Na prática, é semelhante a utilizar o Dropbox ou algum outro serviço de armazenamento na nuvem –a diferença, no entanto, é que o Mail Drop é integrado ao e-mail.

    Os jornalistas YURI GONZAGA e JULIANA CARPANEZ viajaram a convite da Apple

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024