• Tec

    Tuesday, 07-May-2024 06:44:06 -03

    Morpheus, óculos da Sony, leva gamer para 'dentro' do jogo; leia impressões

    ALEXANDRE ORRICO
    ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

    11/06/2014 17h20

    A edição 2014 da E3, feira de games que acontece em Los Angeles até quinta-feira (12), tem o foco total em games para a nova geração de consoles, mas uma das coisas mais legais disponíveis para teste é um periférico para PS4, o Morpheus.

    O acessório é um óculos 3D de realidade aumentada, semelhante ao Rift (recentemente comprado pelo Facebook por US$ 3 bilhões). A intenção dele é levar uma experiência mais imersiva ao jogador.

    O Morpheus ainda é um protótipo. Andrew House, presidente da SCEI (Sony Computer Entertainment), disse à Folha que a data de lançamento ou planos específicos para o dispositivo só serão anunciados em 2015.

    Apesar do estágio inicial de desenvolvimento, o estande da Sony na E3 fez algumas demonstrações técnicas de como o aparelho funcionará. A Folha teve acesso a três delas.

    Na mais impressionante, o jogador é um mergulhador em um cercado dentro d'água que observa tubarões. O cenário pode ser explorado em 360 graus com movimentos da cabeça e na mão direita do personagem há uma arma que atira sinalizadores para assustar os bichos, ativados pelo controle DualShock 4.

    O dispositivo se encaixa ao redor dos olhos e veda a visualização de qualquer coisa que não seja o ambiente do jogo. As imagens em três dimensões e os fones de ouvido completam o aparato, que praticamente isolam o jogador do mundo.

    O sobe e desce do elevador aquático chega a dar vertigem e alguns jogadores precisam segurar em algo para não perderem o equilíbrio quando os animais investem contra a grade.

    Observar um tubarão em uma tela 2D, por maior que seja, é uma coisa; enfrentá-lo frente a frente, em três dimensões, com todas as noções de escalas e proporções representadas, é outra bem diferente.

    A tecnologia é bastante semelhante ao Rift, porém o Morpheus é um pouco mais confortável, já que algumas partes dos componentes ficam no topo da cabeça, o que diminui o peso do óculos sobre o rosto.

    O Morpheus não precisa ser limitado aos games. "Imagina esse cenário com imagens de uma cidade real para a realização de turismo virtual? Esse é apenas um exemplo", diz Andrew House.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024