• Tec

    Friday, 03-May-2024 09:16:14 -03

    Vendas mundiais de tablets crescem 11%, apesar de queda dos iPads, diz IDC

    DA EFE

    25/07/2014 10h51

    As vendas de tablets subiram 11% no mundo todo durante o segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior, um número divulgado nesta quinta-feira (24) e que dissipa as dúvidas sobre o futuro destes aparelhos, após a constatação de uma redução das vendas de iPads.

    A empresa de pesquisas de mercado IDC publicou um relatório no qual mostra o número de tablets vendidos entre abril e junho no mundo todo em 49,3 milhões, 11% mais que os vendidos no mesmo período de 2013.

    No entanto, este aumento das vendas de dispositivos não beneficiou o fabricante do até então tablet mais popular, o iPad da Apple, já que a companhia californiana apresentou na terça-feira (22) resultados trimestrais nos quais as vendas deste dispositivo tinham caído 9%.

    Do total de 49,3 milhões de tablets vendidos nos últimos três meses, apenas 13,3 milhões (26,9%) foram iPads.

    As grandes beneficiadas pelo crescimento do mercado dos tablets não foram as empresas consolidadas como a Apple e a sul-coreana Samsung (que viu um aumento de apenas 1,6%), mas pequenos fabricantes e, principalmente, o gigante tecnológico chinês Lenovo, que vendeu 64,7% mais tablets que no mesmo período do ano passado.

    Em outros mercados como o dos computadores, a Lenovo já é a maior fabricante em nível mundial, acima de companhias americanas de grande tradição como Hewlett-Packard e Dell.

    "Até pouco tempo, Apple e, em menor medida, Samsung, tinham se situado à frente do mercado, quase sem sofrer impactos por parte dos concorrentes. Agora vemos como os rivais menores estão crescendo e as porções se nivelam à medida que o mercado entra em uma nova fase", opinou o analista da IDC, Jitesh Ubrani.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024