• Tec

    Monday, 29-Apr-2024 08:21:55 -03

    Aplicativo Secret diz trabalhar contra posts ofensivos após polêmica

    YURI GONZAGA
    DE SÃO PAULO

    08/08/2014 16h44

    A empresa americana que é proprietária do aplicativo Secret afirmou nesta sexta-feira (8) que trabalha "em diversas frentes" para prevenir e combater publicações discriminatórias e ofensivas que podem ser feitas na rede social, na qual todo usuário é mantido em anonimato, depois de o serviço verificar rápido crescimento entre brasileiros nesta semana.

    "O uso indevido do Secret no Brasil é tratado como o fazemos em todo país em que ganhamos popularidade", disse à Folha Sarahjane Sachhetti, porta-voz da companhia, em e-mail. "É inaceitável para nós, e trabalhamos em diversas frentes para manter os maus elementos e o conteúdo que viola nossas regras de uso fora do Secret."

    "Nossa equipe de moderação analisa as publicações sinalizadas [como inapropriadas] por usuários e toma alguma atitude, seja removendo o post ou banindo os maus elementos que tiverem reincidido na violação das regras", diz.

    Segundo a empresa, houve um grande influxo de usuários brasileiros nesta semana, e o aplicativo tornou-se o mais baixado na semana nas lojas da Apple e do Google do país. O Secret foi lançado nos EUA no dia 30 de janeiro deste ano e, no Brasil, no dia 22 de maio.

    Um grupo de pessoas que se dizem difamadas por usuários do aplicativo na rede pretende notificar as duas empresas extrajudicialmente para que removam o Secret de suas lojas virtuais, a App Store e a Google Play (leia mais sobre o caso aqui).

    Divulgação
    Logotipo do aplicativo Secret, uma rede social de segredos
    Logotipo do aplicativo Secret, uma rede social de segredos

    A advogada responsável pelo caso diz que o Secret viola normas do Marco Civil, ao não oferecer em português seus termos de uso, espécie de documento com o qual um consumidor tem de consentir no primeiro acesso a um serviço de internet, e ao incitar expressão anônima de pensamento, vedado pela lei.

    Sobre o caso, do qual a empresa não tinha conhecimento quando do contato da Folha, a representante disse que os termos de uso do aplicativo, disponíveis em um texto e em uma página de ajuda, dão cabo do assunto.

    Os usuários, devem trabalhar para manter uma "experiência positiva" no Secret, diz a porta-voz. "A comunidade tem um papel muito importante para manutenção da segurança: sinalizar [ou 'dar flag'], bloquear e remover postagens são todas medidas fáceis para um membro quando ele se deparar com conteúdo que não deveria estar ali."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024