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    Venda mundial de smartphones subiu 25% no segundo trimestre, diz IDC

    DA REUTERS
    DE SÃO PAULO

    14/08/2014 14h14

    As vendas mundiais de smartphones ultrapassaram a marca de 300 milhões de unidades no segundo trimestre, representando um crescimento de 25% sobre o ano passado, informou nesta quinta-feira (14) a empresa de consultoria IDC.

    Segundo os dados, os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple, detém juntos 96% do mercado global. O Android é o líder disparado, com uma fatia de 84,7% do mercado de smartphones no segundo trimestre, ante 11,7% do iOS e 2,5% do Windows Phone, da Microsoft.

    A BlackBerry tem uma fatia de 0,5%, e outros respondem por 0,6%.

    O aumento pode ser atribuído ao momento de expansão de mercados emergentes. A Apple, por exemplo, conseguiu manter uma alta demanda pelo iPhone nos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em seu resultado fiscal mais recente, a empresa afirmou ter crescido 55% nesses mercados.

    A pesquisa mostra que os dispositivos com Android foram os maiores responsáveis pelo crescimento, com parceiros vendendo cerca de 255 milhões de smartphones baseados em Android no segundo trimestre, uma alta de 33,3% o ano passado.

    O crescimento de fabricantes chinesas também ajuda explicar a alta no mercado e no aumento da participação do Android. A Lenovo, por exemplo, anunciou hoje aumento de 18% na receita de seu trimestre fiscal mais recente. A companhia afirma que o lucro no sudeste asiático, no leste europeu e na América Latina cresceu 23%.

    No mês passado, Huawei afirmou que as vendas no Oriente Médio e na África cresceram seis vezes no primeiro semestre no ano .

    Via de regra, as fabricantes chinesas oferecem aparelhos com Android.

    A IDC disse que o iOS viu sua fatia de mercado cair apesar de registrar um crescimento de 12,7% nas vendas na comparação anual.

    A Samsung respondeu por 29,3% de todas as vendas de smartphones usando Android no último trimestre, uma queda ante uma participação de 40% há dois anos. A queda da gigante coreana entre os fabricantes de Android também é um reflexo do crescimento dos concorrentes chineses.

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