• Tec

    Thursday, 02-May-2024 10:33:50 -03

    Criador do anúncio pop-up na web pede desculpas

    DE SÃO PAULO

    15/08/2014 17h44

    "Eu sinto muito. Nossas intenções eram boas."

    Assim escreve Ethan Zuckerman, diretor do Centro para Mídia Cidadã no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) e criador de um dos recursos mais irritantes da internet –o anúncio pop-up–, há mais de 20 anos.

    Joi Ito/Flickr/Wikimedia Commons
    Ethan Zuckerman, criador do pop-up; ferramenta surgiu para separar anúncios das páginas da web
    Ethan Zuckerman, criador do pop-up; ferramenta surgiu para separar anúncios das páginas da web

    Num artigo sobre como o modelo de negócios baseado em anúncios dominou a web, publicado no site "The Atlantic", Zuckerman conta que trabalhava como designer e programador no serviço de hospedagem Tripod.com:

    "O modelo que nos sustentou foi o de analisar as páginas dos usuários para que pudéssemos melhor direcionar os anúncios. No caminho, acabamos criando uma das mais odiadas ferramentas de publicidade: o anúncio pop-up.

    Era uma forma de associar um anúncio com o site sem colocá-lo diretamente na página, o que os anunciantes temiam que alguém pudesse associar sua marca ao conteúdo.

    Especificamente, pensamos no pop-up quando uma grande companhia de carros surtou quando compraram um espaço numa página que celebrava o sexo anal. Eu escrevi o código para rodar a janela com o anúncio de maneira separada".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024