• Tec

    Thursday, 02-May-2024 15:29:54 -03

    Apple anuncia Apple Watch, relógio inteligente com tela de safira

    DE SÃO PAULO
    ENVIADA ESPECIAL A CUPERTINO (EUA)

    09/09/2014 15h26

    Divulgação
    Apple Watch, relógio inteligente da Apple
    Apple Watch, relógio inteligente da Apple

    Depois de anos de especulação, a Apple aderiu à onda dos relógios inteligentes, o Apple Watch.

    Ao contrário do elogiado Moto 360, da Motorola, o relógio é retangular –lembra o iPod nano quando acoplado a um acessório que funciona como uma pulseira.

    A tela de safira –material ainda mais resistente do que o vidro do tipo Gorilla Glass, que cobre o iPhone e outros smartphones concorrentes– é sensível ao toque, e o aparelho reconhece diferentes níveis de força.

    Em outras palavras, ele é capaz de identificar se o usuário dá um pequeno toque ou se pressiona a tela.

    O aparelho conta com corpo de metal –feito, segundo a Apple, de ligas de inox, alumínio e ouro– e pulseiras de diferentes materiais (couro, metal, borracha). O acabamento pode ser dourado e prateado. A Apple criou três coleções para o acessório: Watch, Watch Sport e Watch Edition. Cada uma representando estilos diferentes.

    Estará à venda a partir do começo de 2015 por US$ 350 (cerca de R$ 800). Ele precisa de pelo menos um iPhone 5 para funcionar, obstáculo encontrado em diferentes relógios inteligentes.

    Assim como o iPhone 6, ele será vendido em dois tamanhos, ainda não divulgados.

    A interface é nova, apresentando os aplicativos em pequenos círculos. Para ir ao menu de aplicativos, simplesmente pressione a Digital Crown (coroa digital, nome dado à Apple ao único botão físico do dispositivo).

    Claro, uma das principais funções é o monitoramento de dados relacionados a saúde e exercícios físicos. O aparelho, porém, carece de GPS –vale-se do GPS do iPhone, necessário para o funcionamento pleno do relógio. Ao receber notificações, o aparelho vibra.

    Demonstração do Apple Watch

    Para os sedentários, por exemplo, o Watch enviará notificações falando para seu usuário ficar de pé de hora em hora.

    É possível responder mensagens por meio de frases pré-programadas, áudio, desenhos e até emojis (carinhas) ou a localização em um mapa. O assistente de voz Siri está presente, oferecendo informações e "ouvindo" por mensagens ditadas.

    Desenvolvedores poderão criar novos aplicativos para o aparelho. A empresa anunciou um pacote chamado WatchKit para facilitar o trabalho de programadores nessa tarefa.

    O Apple Watch é o primeiro aparelho de uma nova categoria lançado pela Apple desde a morte de Steve Jobs. A última vez que a Apple entrou em um novo segmento foi com o iPad em 2010.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024