• Tec

    Saturday, 18-May-2024 12:52:03 -03

    Proposta de neutralidade da rede nos EUA supera 3 milhões de comentários

    DE SÃO PAULO

    16/09/2014 17h08

    A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) anunciou que recebeu mais de 3 milhões de comentários de consumidores, companhias e congressistas americanos sobre a nova proposta de neutralidade da rede nos EUA apresentada pelo órgão em maio.

    O período para comentários do público foi encerrado nesta segunda-feira (15).

    Criticada por companhias de tecnologia do país, a nova proposta permite aos provedores de banda larga oferecer tráfego preferencial a serviços de conteúdo –como o Netflix– desde que em acordos "comercialmente sensatos". A decisão sobre o que seria ou não sensato seria trabalho da FCC, que analisaria caso a caso.

    Os opositores alegam que, com isso, a Comissão regulamentaria a possibilidade de que determinados serviços paguem aos provedores para poder oferecer acesso mais rápido aos consumidores, ferindo o princípio de neutralidade da rede no país.

    Em julho, gigantes como Google, Netflix e Amazon pressionaram as autoridades para restringirem a capacidade de provedores de negociar a velocidade da entrega de dados e, no último dia 10, várias empresas menores participaram de um protesto on-line contra a nova medida.

    A Comissão vai analisar as opiniões enviadas para formular sua proposta final sobre neutralidade da rede nos EUA. Ainda não existe um prazo formal para que as novas regras sejam estabelecidas.

    Com informações da "Reuters"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024