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    Projetos de óculos de realidade virtual buscam financiamento na internet

    BRUNO ROMANI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    19/09/2014 15h23

    O novo momento de euforia da realidade virtual vem inspirando novos produtos. Assim como a Oculus, principal nome no ressurgimento do segmento, os projetos estão buscando financiamento coletivo na internet –a companhia levantou US$ 2,4 milhões (R$ 5,7 milhões) no Kickstarter em 2012.

    Mais simples, o AirVR é um acessório feito para dispositivos com iOS para gerar as imagens –algo parecido com a solução adotada pela Samsung no Gear VR. Apresentado há 10 dias, os óculos da gigante coreana utilizam o Galaxy Note 4 como fonte das imagens.

    O AirVR será compatível com o iPad mini e com o iPhone 6 e tem um preço baixo: US$ 45 (R$ 107). O acessório depende inteiramente do hardware da "iCoisa" para entregar a experiência de realidade virtual.

    veja o vídeo

    A equipe afirma que usa a câmera frontal para detectar a movimentação da cabeça do usuário, dispensando câmeras adicionais e sensores (comuns em óculos de realidade virtual). Os criadores do AirVR também prometem aplicativos que exploram a realidade virtual –a falta de conteúdo é um dos obstáculos do segmento.

    O acessório tem previsão de entrega no final deste ano.

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    AIRVR
    META US$ 20 mil
    CONTRIBUIÇÃO MÍNIMA US$ 0,90 (recebe atualizações no andamento do projeto)
    CONTRIBUIÇÃO MÍNIMA PARA TER O PRODUTO US$ 45
    CONTRIBUIÇÃO MÁXIMA US$ 822 (Recebe o produto compatível com o iPad mini um mês antes dos outros apoiadores e ganha prioridade nos kits de desenvolvimento)
    FIM DA CAMPANHA 16 de outubro de 2014
    ENTREGA dezembro de 2014

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    DE OLHO

    Já a equipe do Totem promete um concorrente mais robusto, para brigar com o Rift. O acessório é um óculos de realidade virtual completo, com uma tela Full HD e ângulo de visão de 90 graus. O Rift tem ângulo de 100 graus.

    Ele conta com duas câmeras que escaneiam o ambiente para determinar o posicionamento da cabeça –elas também podem ser usadas para transmitir imagens do "lado de fora" (o que permite o usuário ficar com os óculos mesmo quando precisa enxergar algo no mundo real).

    O Totem tem processamento gráfico próprio, foco individual para cada olho e fonte de áudio (o que dispensa fones de ouvido).

    Divulgação
    Mais robusto, óculos Totem, desenvolvido pela Vrvana, busca brigar com o Rift
    Mais robusto, óculos Totem, desenvolvido pela Vrvana, busca brigar com o Rift

    O aparelho promete compatibilidade com qualquer dispositivo com entrada HDMI capaz de transmitir jogos e vídeos em SbS –isso deve garantir funcionamento com diferentes consoles, tablets e computadores.

    O cenário é diferente de outros óculos.O Rift funciona apenas com OS X, Linux e Windows; o Samsung VR apenas com o Galaxy Note 4 e o Morpheus, da Sony, apenas com o PS4.

    Assim como o AirVR, o Totem tem campanha até o meio de outubro. A previsão de entrega é abril de 2015. A meta é de US$ 350 mil –até a conclusão deste texto, o projeto havia levantado US$ 117,8 mil.

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    TOTEM
    META US$ 320 mil
    CONTRIBUIÇÃO MÍNIMA US$ 4,57 (recebe atualizações no andamento do projeto)
    CONTRIBUIÇÃO MÍNIMA PARA TER O PRODUTO US$ 452
    CONTRIBUIÇÃO MÁXIMA US$ 7.305 (Além de receber o óculos, vale uma visita aos laboratórios da empresa no Canadá, um jantar com a equipe e fones desenvolvidos pela empresa -valor da passagem não está incluso)
    FIM DA CAMPANHA 15 de outubro de 2014
    ENTREGA abril de 2015

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