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    Após nova venda, oferta de ações do Alibaba atinge marca de maior do mundo

    DA REUTERS

    22/09/2014 08h54

    A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Alibaba Group Holding é agora a maior do mundo. A marca foi alcançada após após o gigante do e-commerce e alguns de seus acionistas terem vendido ações adicionais.

    Com o novo pacote de ações, o IPO da empresa chinesa conseguiu levantar US$ 25 bilhões.

    A expressiva demanda fez com que a operação levantasse inicialmente US$ 21,8 bilhões e, em seguida, fizesse as ações do Alibaba subirem 38% em sua estreia na bolsa, na sexta-feira (19).

    A oferta extra ocorreu após essa grande procura pelos papéis, disseram fontes ligadas ao assunto.

    O IPO superou o recorde mundial estabelecido anteriormente pelo Banco Agrícola da China em 2010, quando levantou US$ 22,1 bilhões.

    QUEM VENDEU

    O Alibaba acordou a venda de 26,1 milhões de ações adicionais, e o Yahoo, de 18,3 milhões, o que rendeu às duas empresas US$ 1,8 bilhão e US$ 1,2 bilhão extras, respectivamente.

    Jack Ma, do Alibaba, acordou a venda de 2,7 milhões de ações adicionais. O co-fundador da empresa, Joe Tsai, acordou a venda de mais 902.782 ações, de acordo com o prospecto.

    A fonte não quis ser identificada pois os detalhes da venda adicional ainda têm de ser oficializados. O Alibaba se recusou a comentar.

    Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JPMorgan Chase & Co e Morgan Stanley atuaram como bancos coordenadores do IPO.

    O Rothschild foi contratado como assessor financeiro independente do Alibaba no negócio.

    CONJUNTO DE LOJAS

    O Alibaba não é uma única loja virtual, mas um conjunto delas. A primeira foi a que leva o nome da empresa, lançada em 1999, que vende produtos em grandes quantidades na China. A mais famosa, Taobao, veio quatro anos depois e tem como foco o varejo chinês.

    O catálogo é de aproximadamente 800 milhões de produtos, de acordo com a empresa. Mas tanta variedade traz um problema: há muitas falsificações sendo vendidas. O Alibaba afirma gastar milhões de dólares por ano tentando resolver a questão.

    Se agora há abundância, nos anos 1990 era virtualmente impossível comprar produtos chineses pela internet. Foi o que percebeu Ma Yun –hoje conhecido como Jack Ma ou Crazy Jack–, fundador do Alibaba, quando viajou a Seattle (EUA) em 95.

    Ex-tradutor, ele viu que era possível ganhar dinheiro vendendo produtos para o resto do mundo.

    NO BRASIL

    Por aqui, o Alibaba está presente por meio do site AliExpress, queridinho de noivas que querem economizar no vestido, que vende produtos chineses para o resto do mercado mundial.

    De acordo com a papelada entregue à SEC, instituição que regulamenta o mercado de capitais nos Estados Unidos, o Brasil foi o terceiro mercado do AliExpress, atrás de Rússia e EUA, no último trimestre do ano passado.

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    Alibaba - 2ºtri/2014
    Receita US$ 2,54 bilhões
    Lucro líquido US$ 1,99 bilhão
    Número de funcionários 24 mil
    Principais concorrentes Amazon, Ebay, JD (na China)

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