• Tec

    Saturday, 04-May-2024 11:21:29 -03

    Facebook lança nova plataforma de anúncios para sites externos

    DA EFE

    30/09/2014 11h09

    O Facebook lançou na segunda-feira (29) uma nova plataforma por meio da qual disponibiliza dados de seus usuários aos anunciantes para que as companhias possam utilizar a publicidade com mais eficácia em outras páginas e portais.

    A plataforma Atlas coletará os dados do Facebook e os utilizará em sites externos, de modo que, se um usuário "curte" uma página de tênis esportivos, é possível que a partir de então apareçam anúncios sobre produtos similares em outros sites.

    Com os dados do Facebook se elabora um histórico dos gostos e curtidas de cada usuário, o que permite aos anunciantes identificar melhor seus possíveis compradores.

    O Facebook comprou a Atlas no ano passado da Microsoft por US$ 100 milhões e, após reprogramá-lo, lançou a plataforma na segunda-feira.

    Até agora o Facebook vendia espaços publicitários na rede social e utilizava "cookies" para rastrear os gostos dos usuários quando navegavam por outras páginas de internet, e desta forma encaminhar anúncios segundo suas preferências.

    A nova metodologia foi pensada, inicialmente, para melhorar a eficácia da publicidade, já que os "cookies" apresentam algumas imprecisões e não rastreiam a navegação em dispositivos móveis, algo que a Atlas, através de Facebook, consegue fazer.

    O Facebook busca se aproximar um pouco mais de seu grande concorrente na publicidade na internet, o Google, quem segue superando o Facebook por ampla margem.

    Em seu segundo trimestre fiscal deste ano, o Google teve lucros derivados da publicidade no valor de US$ 14,360 bilhões, enquanto o Facebook obteve nesse mesmo período US$ 2,680 bilhões de lucro, ou seja, quase cinco vezes menos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024