• Tec

    Sunday, 05-May-2024 07:06:07 -03

    Facebook pede desculpas e promete política mais justa para transgêneros

    DE SÃO PAULO

    01/10/2014 17h59

    Em nota publicada nesta quarta-feira (1º), o gerente da área de produtos do Facebook, Chris Cox, pediu desculpas a membros da comunidade LGBT afetados pela atual política de identificação da rede social e disse que as regras serão amenizadas para incluir transgêneros e drag queens e drag kings.

    "Devemos a vocês um serviço e uma experiência melhores, e vamos consertar essa política de modo que todas as pessoas afetadas possam voltar a utilizar o Facebook como antes", escreveu Cox num post na rede.

    No mês passado, a empresa aceitou se reunir com representantes LGBT em San Francisco, na Califórnia, para discutir a operação da política que requer aos usuários o fornecimento de nomes reais para utilização do site.

    O Facebook cedeu após ter sido duramente criticado por suspender as contas de drag queens que preferiam ser identificadas por nomes artísticos ou por apelidos –seja por segurança ou para não misturar círculos sociais.

    Sister Roma, por exemplo, integrante de uma organização LGBT focada em serviço comunitário e apresentações de drags, foi obrigada a usar seu nome legal (Michael Williams) para poder acessar a rede social outra vez.

    Cox, porém, não deixou claro como vai fazer para tornar a política do site menos discriminatória e mais inclusiva.

    É por meio dessas regras, a empresa alega, que o Facebook garante a segurança de seus usuários, banindo pessoas que possam se esconder atrás de nomes falsos ou do anonimato para assediar outros indivíduos ou praticar bullying e discursos de ódio.

    Em fevereiro deste ano, o Facebook deu um passo significativo a favor da igualdade de gênero, estreando mais de 50 opções de identificação (como "andrógeno", "bigênero" ou "pangênero"), para quem usa a rede social em inglês. Em agosto, o processo se expandiu para os argentinos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024