• Tec

    Saturday, 18-May-2024 20:33:10 -03

    'Mortal Kombat' ainda vende bem e está mais forte que nunca, diz criador

    JOÃO VITOR OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    09/10/2014 13h32

    Divulgação
    Ed Boon, criador do jogo Mortal Kombat
    Ed Boon, criador do jogo Mortal Kombat

    "Mortal Kombat" pode ser considerado fenômeno na história dos games de luta. Lançado pela primeira vez em 1992 para fliperamas, o "Mortal Kombat" acompanhou a evolução de consoles dos últimos 22 anos e chega com força ao seu décimo episódio, "Mortal Kombat X", produzido pela NetherRealm Studios em parceria com a Warner e previsto para ser lançado abril de 2015.

    Durante essas mais de duas décadas, o cocriador Ed Boon, tido como uma lenda pelo público gamer, foi atuante na série. Em entrevista à Folha na Brasil Game Show 2014, o produtor detalhou as novidades do jogo e falou sobre sua relação com a série desde que foi lançada.

    *

    Folha – O que o "Mortal Kombat X" traz de novo para a franquia?

    Ed Boon – A primeira coisa que me vem à cabeça –e que eu posso divulgar– são as três versões de cada lutador. Você poderá selecionar três tipos diferentes de personagens como Sub-Zero, Scorpion Cada um com habilidades específicas. Isso tudo com certeza agrega muito aos combates. Também é importante destacar os gráficos espetaculares proporcionados pela nova geração [de consoles].

    Você também colaborou para a produção de "Injustice: Gods Among Us" [jogo de luta com personagens da DC Comics]. Isso teve alguma influência no novo "Mortal Kombat"?

    As pessoas fazem essa comparação por causa das arenas com elementos interativos. O que acho justo. Mas não é a mesma coisa. O "Injustice" é mais sobre pegar carros, objetos gigantes e arremessá-los nos outros. O "Mortal Kombat" é mais pular para locais, escapar de coisas, se mover pelo cenário.

    Veremos muitos personagens novos, ou o game se mantém com a base de lutadores já criada?

    Eu acho que pela primeira vez vamos trazer mais lutadores novos do que em qualquer outro "Mortal Kombat"; sentimos que era hora de inovar bastante com essa nova geração de consoles para deixar o jogo "fresco" mesmo após 22 anos de seu lançamento.

    Onde está situada a história?

    O jogo é uma continuação de "Mortal Kombat 9" e "Mortal kombat 2011". A história é ambientada 25 anos no futuro. Ele realmente vai longe no tempo, e alguns dos personagens estão em versões bem envelhecidas.

    O que "Mortal Kombat" significa para voce, como criador e jogador?

    É algo pelo qual estou muito satisfeito e tenho muito orgulho. [A franquia] está mais forte do que nunca. "Mortal Kombat 9" foi o que mais vendeu até então. Não sei quantos outros games tem sequências vendendo tão bem depois de 20 anos do lançamento do original. As pessoas ainda amam a série. Os brasileiros, principalmente, adoram "Mortal Kombat".

    O que faz "Mortal Kombat" sobreviver duas décadas de novas gerações de videogames?

    O fato de termos nos renovado ao longo dos anos. O primeiro jogo, por exemplo, tem uma forma de jogar totalmente diferente do "Mortal Kombat X". Passamos por muitas gerações de console –Super Nintendo, Nintendo 64, PS2, PS3, PS4 e todos os Xbox. Cada nova versão do jogo é diferente e adiciona algo novo à franquia. Dessa forma, as pessoas não ficam enjoadas.

    Adiciona algo novo, mas ainda é "Mortal Kombat"...

    Exatamente. É esse o equilíbrio que queremos manter.

    Colaborou ANDERSON LEONARDO

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024