• Tec

    Saturday, 04-May-2024 14:57:33 -03

    Facebook lança app anônimo alternativo ao Secret nos EUA

    DE SÃO PAULO

    24/10/2014 12h49

    Divulgação
    Aplicativo Rooms, que permite postagens anônimas, do Facebook
    Aplicativo Rooms, que permite postagens anônimas, do Facebook

    O Facebook disponibilizou nesta quinta-feira (23) em países de língua inglesa o aplicativo que permite postagens anônimas Rooms, espécie de concorrente do Secret, para usuários de iPhone.

    O serviço tem funcionamento semelhante ao das antigas salas de bate-papo ("room" significa cômodo em inglês) e dispensa o uso de um perfil na rede social ou qualquer outro dado.

    Somente quem é convidado pode participar de uma sessão. Os convites são enviados por meio de códigos QR (e estes podem ser impressos).

    A ideia é, nesse sentido, diferente da do Secret, o mais popular e polêmico entre os serviços de internet centrados em anonimato. Nele, toda postagem é pública, e o usuário pode navegar por um fluxo de mensagens, às quais escolhe responder ou não.

    O "New York Times" havia adiantado a informação de que o app estava nos planos da companhia chefiada por Mark Zuckerberg.

    O projeto é de responsabilidade de Josh Miller, um gerente de produto no Facebook tornado parte da empresa quando da aquisição da start-up que havia fundado, a Branch.

    "O Rooms permite que você crie lugares para as coisas pelas quais tem paixão", descreve a empresa na App Store, da Apple.

    "Escolha um tema, ajuste o visual e seja o que você quiser ser para compartilhar com os outros. É perfeito para as coisas que você adora e para os interesses que o tornam único."

    Como aponta o site "Re/code", não há semelhanças visuais entre o Rooms e demais produtos do Facebook, a exemplo do aplicativo alternativo ao Snapchat, chamado Slingshot, desenvolvido pela rede social.

    RISCO

    O criador Miller disse a esse site que tem a intenção de que o Rooms sirva para discussões similarmente às que estão em plataformas como o WordPress, de blogs, e o Tumblr, de "microblogs".

    Segundo ele, há a preocupação com o "bullying" que pode vir a ser feito no app, o que já acometeu o Secret.

    Há ferramentas de moderação que permitem que os usuários delimitem idade mínima para a sala e a revisão pelo criador do tópico das postagens antes que sejam divulgadas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024