• Tec

    Thursday, 02-May-2024 03:06:24 -03

    Foursquare mostrará anúncios mais 'inteligentes' no Brasil com parceria

    YURI GONZAGA
    DE SÃO PAULO

    28/10/2014 02h00

    O aplicativo social de localização Foursquare anuncia nesta terça-feira (28) uma parceria com a empresa de marketing IMS para criar anúncios mais inteligentes e baseados na localização do usuário no Brasil e no México nos próximos meses.

    A ideia é que, ao entrar em um shopping, por exemplo, o visitante veja por meio do aplicativo uma mensagem de um estabelecimento com imagem e texto. "É uma ótima oportunidade para uma loja dizer 'está por aqui? Veja o que temos para oferecer'', disse à Folha um porta-voz da rede social, Eric Friedman.

    Friedman explica que há dois momentos em que tais anúncios são exibidos: quando o usuário está buscando um lugar para ir (função de "descoberta", do app Foursquare), e quando chega a algum lugar (função de registro, do app Swarm, também da empresa).

    O país é o terceiro maior mercado para a empresa em número de usuários –perde para EUA e Turquia.

    Uma pequena linha amarela na mensagem publicitária a distingue das demais, emitidas pelo Foursquare ou pelo Swarm automaticamente sem que sejam "promovidas".

    Reprodução
    Tela do Swarm, aplicativo mais novo da empresa responsável pelo Foursquare
    Tela do Swarm, aplicativo mais novo da empresa responsável pelo Foursquare

    A automotiva francesa Citröen será a primeira empresa a trabalhar com a nova plataforma de anúncios, junto com a marca de uísque Johnny Walker. A ideia, segundo comunicado assinado pelo gerente de marketing da fabricante no Brasil, Alexander Greif Prudencio, é "diferenciar-se de outras montadoras" por meio do público "qualificado" em momentos específicos.

    No México, as marcas parceiras do Foursquare nesta iniciativa são American Express, Nike e Pepsi.

    Para Friedman, há alta eficiência nesse tipo de propaganda, e "é por isso que os marqueteiros vêm bater na nossa porta."

    No país, ele não vê peculiaridades nos usuários, "mas certamente há similaridades. Estão na rua, buscando um lugar para ir. Difere do usuário que está na frente do computador, o que é bastante diferente [para a empresa que cria um anúncio on-line]", diz.

    Os anunciantes serão cobrados conforme o "clique" ou no check-in (ação por meio da qual o usuário diz aos amigos onde está, seja um estabelecimento ou local público) em até três dias da visualização da propaganda.

    Ele diz que a parceria é necessária porque a IMS sabe lidar melhor com mercados internacionais, em contraste com a lida na vizinhança que o Foursquare, empresa sediada em Nova York, pode ser responsável sozinho.

    "O cenário latino-americano tem um enorme potencial por sua audiência jovem e uma comunidade cada vez mais conectada através de aparelhos móveis", diz Steven Rosenblatt, diretor de receita do Foursquare, em comunicado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024