• Tec

    Friday, 03-May-2024 09:43:31 -03

    Lucro da Sharp no 2º tri cai com pressão de tributos no Japão

    DA REUTERS

    31/10/2014 12h40

    A fabricante japonesa de eletrônicos Sharp disse nesta sexta-feira (31) que seu lucro operacional no segundo trimestre caiu em 18,3%, ficando abaixo de projeções, à medida que a elevação de impostos sobre consumo no Japão teve impacto nas vendas de peças eletrônicas, TVs e produtos da linha branca.

    O lucro operacional da Sharp para o período de julho a setembro caiu para 24,5 bilhões de ienes (US$ 224 milhões) ante 30 bilhões de ienes no mesmo período do ano anterior. O número ficou abaixo da mediana de 28,2 bilhões de ienes entre estimativas de sete analistas compiladas pela Thomson Reuters StarMine.

    A Sharp, no entanto, reiterou sua projeção de lucro operacional para o ano inteiro de 100 bilhões de ienes, dizendo que os lucros de seu negócio crescente de painéis de telas de cristal líquido (LCD) mais que triplicaram na primeira metade do ano, em meio a encomendas crescentes de fabricantes chinesas de smartphones. No ano encerrado em março de 2014, o lucro operacional ficou em 108,6 bilhões de ienes.

    Issei Kato - 7.out.14/Reuters
    Visitantes no estande de TVs da Sharp durante a feira Ceatec, em Chiba (Japão)
    Visitantes no estande de TVs da Sharp durante a feira Ceatec, em Chiba (Japão)

    A Sharp está passando por uma reestruturação para diminuir sua dependência de produtos como TVs na esteira de grandes perdas nos últimos anos. A empresa perdeu mercado para concorrentes asiáticas com preços menores.

    Em uma mudança mais acentuada do que no caso de outras fabricantes japonesas de eletrônicos, a companhia está se concentrando cada vez mais em vender telas de LCD para clientes como a Apple e uma nova linhagem de fabricantes chinesas de smartphones.

    -

    SHARP/2º tri 2014
    RECEITA US$ 11,8 bilhões
    LUCRO OPERACIONAL US$ 224 milhões
    PRINCIPAIS CONCORRENTES LG, Sony, TPV Technology, Japan Display

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024