• Tec

    Sunday, 28-Apr-2024 15:01:29 -03

    Google passa a aceitar cartão nacional para aplicativos e música no Brasil

    YURI GONZAGA
    DE SÃO PAULO

    04/11/2014 02h00

    O Google passa nesta terça-feira (4) a aceitar cartão de crédito nacional brasileiro (MasterCard e Visa) e pagamentos feitos em reais na Play, sua loja de aplicativos, música, filmes e livros.

    Segundo a empresa, a medida (que é gradual e estará disponível para todos os usuários "nas próximas semanas") faz parte de um processo para equipar melhor a plataforma no Brasil.

    "A implementação não se limita ao pagamento: queremos trazer conteúdo local com mais qualidade, não só para aplicativos e games, mas outros produtos", diz Edmundo Balthazar, diretor financeiro do Google na América Latina.

    Segundo ele, a empresa também aceitará outros métodos de pagamento no Brasil, a começar por cartão de débito e pelos "gift cards" (vales). Há uma "evolução do conteúdo" multimídia disponível, com uma equipe local dedicada a ampliar o oferecimento de músicos e autores brasileiros, diz Balthazar.

    Reprodução
    Site da loja Play, do Google
    Site da loja Play, do Google

    O mercado brasileiro é o segundo maior em número de downloads, atrás dos EUA. A Play foi lançada no Brasil em 2012.

    Desde novembro do ano passado, a Amazon permite que consumidores brasileiros usem cartões de crédito nacional na sua loja de apps, também para smartphones com Android (amazon.com.br/appstore).

    "[A medida] vai dar uma alavancagem tremenda", diz Valdir Leme, gerente de marketing da loja Play no Brasil, que diz acreditar num potencial de crescimento no alcance da plataforma. "Mesmo com a atual condição de pagamento, o Brasil já é o segundo mercado em downloads e em aquisição de conteúdo."

    Recentemente, a companhia lançou por aqui por meio de uma parceria com a Samsung o seu serviço de música por assinatura da Play, chamado Music All Access, com funcionamento semelhante ao do Rdio e do Spotify. Até dezembro, ele deverá ser aberto a todo o público, em vez de se restringir a donos de celulares da fabricante coreana.

    Nos EUA, o Google vende por meio da loja vende smartphones e tablets com Android da sua linha Nexus –sobre essa possibilidade, os executivos disseram que não há planos.

    A Play tem 1 bilhão de usuários ativos no mundo, segundo o Google. Os cerca de 1 milhão de aplicativos disponíveis fizeram girar US$ 5 bilhões entre junho do ano passado e junho deste ano (não há números locais).

    Segundo a consultoria App Annie, especializada no negócio de aplicativos, o faturamento mundial da Play cresceu 140% entre os primeiros trimestres de 2013 e de 2014, e 160% em número de downloads no Brasil no mesmo período.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024