• Tec

    Sunday, 05-May-2024 18:18:58 -03

    'Nokia foi arrogante', diz ex-presidente sobre derrocada da empresa

    BRUNO ROMANI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    04/11/2014 02h00

    Divulgação
    Fernando Terni, 57, ex-presidente da Nokia no Brasil
    Fernando Terni, 57, ex-presidente da Nokia no Brasil

    Fernando Terni, 57, foi presidente da Nokia no Brasil durante a época de ouro da companhia no país, de 2002 a 2005. Na época, a empresa não tinha dificuldades para comercializar celulares –quase toda produção da fábrica de Manaus era vendida no Brasil ou exportada.

    Atualmente, ele é presidente da Alliar, empresa de medicina diagnóstica. Confira os principais trechos da conversa de Terni com a Folha:

    *

    Qual a foi a importância da Nokia para o Brasil?
    A Nokia marcou a mudança dos aparelhos analógicos para os aparelhos digitais e trouxe o conceito de um modelo de celular para cada estilo de vida. Também fomos responsáveis em trazer um novo conceito de interface para o celular com menus bastantes intuitivos. Uma vez que se acostumava com eles, não se queria outra coisa.

    Você deixou a Nokia antes do iPhone –na época, a Nokia era a maior fabricante de celulares do mundo. Havia algum sentimento dentro da empresa de "somos imbatíveis" ou de que nada poderia mudar tão radicalmente o mercado?
    Existia, sim, uma certa arrogância nos finlandeses em aceitar um novo caminho. É difícil mexer em quem está ganhando o jogo de lavada. Penso que a arrogância pode ter trazido uma certa miopia, intensificada pelo fato de o iPhone, quando foi lançado, ser um celular de nicho. Mas, na verdade, quem mudou o cenário foi o Android.

    Em sua opinião, quais foram os erros da Nokia?
    O que houve foi uma incapacidade de evoluir tecnologicamente em um novo campo: sistema operacional para smartphones.
    Poderia se dizer que demoraram muito para perceber que este era o caminho definitivo e insistiram muito tempo com um sistema que não vingou. Os finlandeses lutaram para manter a hegemonia com o Symbian. Fracassaram.

    Qual é a marca do seu smartphone atualmente?
    Acabo de comprar um iPhone 6. Tenho também um Galaxy S5, da Samsung. Mas prefiro o iPhone porque trabalho com um Mac.

    Veja o vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024