• Tec

    Monday, 06-May-2024 00:04:05 -03

    Dia de descontos do Alibaba arrecada US$ 9,3 bi em 24h e bate recorde

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/11/2014 12h19

    Brendan McDermid/Reuters
    Jack Ma, fundador do Alibaba, bate palmas durante estreia da empresa na Bolsa de Nova York
    Jack Ma (com o martelo), fundador do Alibaba, durante estreia da empresa na Bolsa de Nova York

    O varejista online chinês Alibaba diz ter vendido mais de de US$ 9,3 bilhões em 278 milhões de pedidos durante o seu "Festival de compras 11.11", dia de descontos anual promovido pela empresa que acontece nesta terça-feira (11).

    Nas 24 horas do evento, o valor recorde de 57,1 bilhões de iuanes (US$ 9,3 bilhões ou R$ 24 bilhões) havia sido arrecadado pelos vendedores do gigante de comércio eletrônico. No ano passado, o "festival" movimentou US$ 5,8 bilhões, com 150 milhões de pedidos.

    O evento é considerado uma espécie de versão chinesa do "Black Friday", dia em que lojas americanas oferecem grandes descontos aos clientes, e é realizado quando os chineses lamentam ou comemoram o "Dia dos Solteiros" –uma brincadeira com os quatro "1s" da data.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Leia a história de Jack Ma, fundador do Alibaba, em quadrinhos

    Os números deste ano foram impulsionados pela "iniciativa de pré-venda" do Alibaba. Os comerciantes começaram a anunciar os preços promocionais em 15 de outubro, recebendo depósitos pelos itens, mas apenas processando pagamentos integrais e enviando os produtos nesta terça (11).

    Além disso, esta é a primeira vez que o dia de promoções é global, chegando a consumidores em mais de 200 países –inclusive o Brasil–, segundo a empresa.

    O "Festival de Compras 11.11", que segundo o Alibaba é a maior venda online em 24 horas, começou em 2009 quando 27 lojistas no site Tmall.com ofereceram fortes descontos para impulsionar vendas num período que em geral seria fraco.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024