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    Site eBay avalia abrir plataforma a lojistas brasileiros para crescer no país

    DE SÃO PAULO
    DA REUTERS

    25/11/2014 15h39

    Ben Margot - 15.out.14/Associated Press
    Sede da eBay em San José, Califórnia
    Sede da eBay em San José, Califórnia

    O eBay, gigante norte-americano de comércio eletrônico, analisa abrir sua plataforma a lojistas brasileiros, em investida para aumentar presença no país em um momento de acirramento da competição.

    "É algo que consideramos para algum momento no Brasil", afirmou nesta terça-feira a chefe do eBay na América Latina, Sylvie De Wever.

    O movimento deverá dar sequência à gradual aposta da empresa no apetite dos brasileiros pelas ofertas on-line, em especial de vendedores localizados na China e Estados Unidos, atraídos por produtos sensivelmente mais baratos que os encontrados no mercado doméstico.

    Após lançar um aplicativo de moda no Brasil no ano passado, o eBay inaugurou em maio a versão em português do seu site, voltada para o público brasileiro.

    Sem detalhar números, De Wever afirmou que a iniciativa rendeu à companhia elevação no tráfego de consumidores e maior engajamento dos usuários em um mercado que é visto pela companhia como de "alta sofisticação".

    Segundo De Wever, o eBay, que lançou uma versão em português do site em maio, tem cerca de 1 milhão de usuários ativos no país, contra cerca de 3 milhões do PayPal, que iniciou suas operações no Brasil há três anos.

    Depois de ver o número de produtos comprados pelos brasileiros no eBay em 2013 subir 23%, a 10,2 milhões de itens, a expectativa da companhia para este ano é "cautelosamente otimista", disse a executiva.

    Concorrente direto do eBay no Brasil e no mundo, o chinês Aliexpress, do Alibaba, vem ganhando terreno no país, onde passou a operar com site em português.

    Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, o PayPal divulgou uma pesquisa da Ipsos que prevê um crescimento de 50% em compras internacionais feitas em dispositivos móveis no Brasil em comparação com o ano passado –serão mais de R$ 7,3 bilhões movimentados.

    A pesquisa foi realizada com 17,6 mil maiores de 18 anos, com acesso à internet, em 22 países, entre setembro do ano passado e setembro deste ano.

    Para 2015 a projeção é que as compras feitas em celulares e tablets cresçam mais 45%, ultrapassando a cifra de R$ 10 bilhões.

    A estimativa do valor das compras on-line dos brasileiros em 2014, que inclui gastos em lojas virtuais estrangeiras e nacionais, chega a R$ 69 bilhões, com previsão de crescimento para R$ 81 bilhões em 2015.

    O estudo revelou ainda que a categoria preferida no país é a de roupas, calçados e acessórios –50% dos entrevistados disseram comprar itens do tipo em lojas virtuais. Em seguida estão os aparelhos eletrônicos, com 36%, e produtos de beleza, com 27%.

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