• Tec

    Saturday, 04-May-2024 18:56:26 -03

    Andar de Uber em SP é melhor que de táxi, mas é mais caro e pode demorar

    YURI GONZAGA
    DE SÃO PAULO

    02/12/2014 02h00

    A experiência de tomar um carro da Uber é melhor que a de um táxi comum em São Paulo basicamente pela cordialidade dos condutores e pela qualidade dos carros. O preço também é superior.

    No Brasil, só o serviço de luxo Uberblack está disponível (em algumas cidades europeias e dos EUA há também modalidades mais baratas).

    Os motoristas são instruídos a abrir a porta para o passageiro, a oferecer água, manter discrição e deixar o ar condicionado ligado.

    Caso eles não tenham índice de aprovação pelos passageiros superior a 92% durante duas semanas consecutivas, são expulsos do serviço.

    Na capital paulista, a espera pela chegada de um Uber foi superior à de um táxi por meio de um aplicativo.

    Em Perdizes (zona oeste) e em Pinheiros, essa espera foi de 12 minutos. Em Santa Cecília (centro), foi de pouco mais de 15 minutos. Em Interlagos, não havia carros próximos disponíveis. A meta é estar em todo centro urbano do mundo com espera máxima de 3 minutos, diz a empresa.

    Dependendo, a corrida também pode levar mais tempo, já que num táxi seria possível transitar pelo corredor exclusivo de ônibus.

    A Uber envia um relatório com os dados de cada viagem por e-mail, incluindo o preço, o trajeto e o motorista.

    Segundo motoristas ouvidos pela Folha, o faturamento semanal chega a R$ 3.000, sem descontar os gastos, mas descontando os 20% que ficam com a empresa. Eles elogiaram a liberdade de horário, mas afirmam que chegam a trabalhar 15 horas em um só dia.

    A Uber orienta os motoristas a não passarem em regiões em que há fiscalização, como os aeroportos.

    *

    Preços em SP
    Serviço Bandeirada Preço/km Preço/min Ex. (6 km e 15 min)
    Uber R$ 5 R$ 2,42 R$ 0,40 R$ 25
    Táxi R$ 4,10 R$ 2,50 R$0,55 (parado) R$20
    Táxi bandeira 2 R$ 4,10 R$ 3,25 R$0,55 (parado) R$24,50

    (fontes: Uber e tarifadetaxi.com)

    *

    COMO SER PASSAGEIRO

    1. Faça o cadastro e baixe o aplicativo (uber.com/go), disponível para Android, iOS e Windows Phone; é necessário um cartão de crédito internacional
    2. Com o app aberto, selecione o endereço de partida; há uma simulação de quanto tempo o motorista deve demorar para chegar
    3. É possível fazer uma simulação do preço da corrida antes de pedir o carro
    4. Depois de feita a solicitação, insira o destino. O app mostra qual deve ser a rota mais rápida, o nome, o modelo e placa do carro e o telefone do motorista
    5. Ao final da corrida, um e-mail com o preço, a duração e o percurso é enviado para o usuário

    COMO SER MOTORISTA

    1. Ser habilitado com a CNH declarada com EAR (exerce atividade remunerada)
    2. Ter carro a partir do ano 2010 do tipo sedan "de luxo": Ford Fusion, Hyundai Azera ou Sonata ou Toyota # Corolla, com seguro que cubra no mínimo R$ 50 mil
    3. Cadastrar-se pelo site partners.uber.com/drive
    4. Processo de seleção pede antecedentes criminais pela PF e pela Secretaria de Segurança pública. Depois de uma eventual seleção, é preciso passar por um minicurso
    5. O motorista arca com todos os gastos e faz sua própria escala, ativando e desativando o app

    *

    RAIO-X
    Uber, Inc.
    FUNDAÇÃO 2009
    SEDE San Francisco (EUA)
    VALOR ESTIMADO US$ 18,2 bilhões
    INVESTIMENTO RECEBIDO US$ 1,5 bilhão, de Google, BlackRock
    ATUAÇÃO 234 cidades em 50 países, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Rio e São Paulo
    POLÊMICAS A empresa foi acusada de práticas monopolistas contra o concorrente Lyft e de perseguir jornalistas nos EUA, além de ter enfrentado bloqueios legais em alguns lugares. No Brasil, taxistas organizaram protestos contra o serviço, que não é regulamentado

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024