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    Uber acelera crescimento e o número de polêmicas em que se envolve

    YURI GONZAGA
    DE SÃO PAULO

    02/12/2014 02h00

    Considerada a start-up de maior valor de mercado no mundo, a Uber, dona de um app de táxi alternativo, explodiu em tamanho nos últimos meses e, junto com isso, também tornou-se objeto de cada vez mais polêmicas.

    Desde abril, quando passou a operar em sua centésima cidade, a empresa mais do que dobrou seu alcance: chegou a um total de 243 municípios de 50 países, adicionando nesse período o Rio, São Paulo, Belo Horizonte e, há duas semanas, Brasília.

    No Brasil, sua operação é irregular. Três carros de motoristas da Uber foram apreendidos em São Paulo depois de a fiscalização flagrar os condutores, que contrariam o Código de Trânsito por exercer a atividade de taxista transporte público individual remunerado sem a licença necessária.

    Até que haja uma lei federal para mudar [especificar] a classificação do transporte individual remunerado, eles não conseguirão regulamentar a atividade deles, diz Daniel Telles Ribeiro, diretor do Departamento de Transportes Públicos de São Paulo.

    Ribeiro explica que a prefeitura paulistana notificou de maneira extrajudicial a companhia no dia 11 de novembro. Quando essa medida completar um mês, na quinta da semana que vem (11), a Secretaria dará início a um processo administrativo que pode se tornar uma ação judicial se a Uber não tomar uma providência, diz ele.

    O que a companhia faz é educar membros dos poderes executivo e legislativo para tentar a regularização apesar de a prefeitura dizer que nunca a Uber esteve em contato com a Secretaria Municipal de Transportes. Só para vir pegar uma cópia do processo, diz Ribeiro.

    É completamente diferente do táxi, diz Guilherme Telles, diretor da Uber no país. Observamos que o usuário não é o que iria de táxi, mas o que usaria carro e ficaria parado no trânsito. O benefício para a população é imenso.

    Segundo o executivo, muitas variáveis distinguem a Uber do táxi. Exemplos disso seriam a necessidade de chamar um carro necessariamente pelo aplicativo e a impossibilidade de trafegar em faixa exclusiva de ônibus.

    CAMINHO TORTUOSO

    Em agosto, o concorrente Lyft acusou a Uber de ter solicitado e cancelado 5.500 corridas nos EUA com intuito de sabotá-lo.

    Há duas semanas, um dos diretores da Uber, Emil Michael, disse que a empresa gastaria milhões com uma equipe de investigadores e de jornalistas para combater publicidade negativa.

    Também foi revelado que a empresa tinha a capacidade de rastrear cada usuário –algo que Telles nega. Ele diz que "informações sobre o trajeto podem ser acessadas por um seleto grupo de pessoas na empresa, somente a fim de melhorar o serviço."

    Nesta sexta (28), a Uber disse que havia tomado providências "disciplinares" após um caso em que o gerente da empresa em Nova York, Josh Mohrer, havia acessado sem permissão os dados de uma jornalista do site "BuzzFeed".

    Em junho, um investimento de US$ 1,5 bilhão fez da Uber uma companhia com valor de mercado estimado em US$ 18,2 bilhões.

    Na semana passada, a agência Bloomberg publicou reportagem em que diz que uma nova injeção de capital está sendo estudada e levaria a Uber ao patamar de US$ 40 bilhões, valor de mercado superior ao do Twitter e de gigantes de fora do setor tecnológico, como a Kraft Foods.

    Para Telles, esse crescimento e as avaliações positivas dos usuários (o índice de aprovação no Brasil é de 97%, segundo ele) comprovam as consequências positivas do aplicativo.

    A empresa não divulga números sobre crescimento e tampouco respondeu quais poderiam ser as próximas cidades brasileiras em que pode começar a atuar.

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    Preços em SP
    Serviço Bandeirada Preço/km Preço/min Ex. (6 km e 15 min)
    Uber R$ 5 R$ 2,42 R$ 0,40 R$ 25
    Táxi R$ 4,10 R$ 2,50 R$0,55 (parado) R$20
    Táxi bandeira 2 R$ 4,10 R$ 3,25 R$0,55 (parado) R$24,50

    (fontes: Uber e tarifadetaxi.com)

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    COMO SER PASSAGEIRO

    1. Faça o cadastro e baixe o aplicativo (uber.com/go ), disponível para Android, iOS e Windows Phone; é necessário um cartão de crédito internacional
    2. Com o app aberto, selecione o endereço de partida; há uma simulação de quanto tempo o motorista deve demorar para chegar
    3. É possível fazer uma simulação do preço da corrida antes de pedir o carro
    4. Depois de feita a solicitação, insira o destino. O app mostra qual deve ser a rota mais rápida, o nome, o modelo e placa do carro e o telefone do motorista
    5. Ao final da corrida, um e-mail com o preço, a duração e o percurso é enviado para o usuário

    COMO SER MOTORISTA

    1. Ser habilitado com a CNH declarada com EAR (exerce atividade remunerada)
    2. Ter carro a partir do ano 2010 do tipo sedan "de luxo": Ford Fusion, Hyundai Azera ou Sonata ou Toyota # Corolla, com seguro que cubra no mínimo R$ 50 mil
    3. Cadastrar-se pelo site partners.uber.com/drive
    4. Processo de seleção pede antecedentes criminais pela PF e pela Secretaria de Segurança pública. Depois de uma eventual seleção, é preciso passar por um minicurso
    5. O motorista arca com todos os gastos e faz sua própria escala, ativando e desativando o app

    *

    RAIO-X
    Uber, Inc.
    FUNDAÇÃO 2009
    SEDE San Francisco (EUA)
    VALOR ESTIMADO US$ 18,2 bilhões
    INVESTIMENTO RECEBIDO US$ 1,5 bilhão, de Google, BlackRock
    ATUAÇÃO 234 cidades em 50 países, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Rio e São Paulo
    POLÊMICAS A empresa foi acusada de práticas monopolistas contra o concorrente Lyft e de perseguir jornalistas nos EUA

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