• Tec

    Friday, 29-Mar-2024 10:40:34 -03

    Homens que postam muitas 'selfies' podem ter sinais de psicopatia, diz estudo

    DE SÃO PAULO

    12/01/2015 12h56

    Uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual de Ohio apontou que homens que publicam muitos autorretratos nas redes sociais podem apresentar sinais de narcisismo e psicopatia.

    "Não é surpresa que homens que postam muitas 'selfies' e gastam tempo editando suas fotos são mais narcisistas, mas é a primeira vez que isso é confirmado por um estudo científico", disse Jesse Fox, principal autora do artigo e professora de comunicação na universidade americana.

    De acordo com a pesquisa, a pessoa narcisista é aquela que acredita ser melhor e mais atraente do que os outros, mas que possui uma "insegurança escondida". Já a psicopatia se caracteriza como a falta de empatia e consideração pelos outros e por tendências comportamentais impulsivas.

    Fox submeteu 800 homens com idades entre 18 e 40 anos a um questionário sobre a postagem de 'selfies' na internet que abordava a frequência com que publicam e se utilizam ou não um editor de fotos, entre outros pontos.

    Ricardo Borges/Folhapress
    Nova tendencia nas praias Cariocas, o "Pau de Selfie" faz sucesso entre turistas e moradores locais
    Nova tendencia nas praias Cariocas, o "Pau de Selfie" faz sucesso entre turistas e moradores locais

    Os entrevistados também responderam perguntas sobre comportamentos sociais e auto-objetificação –a valorização excessiva da aparência em detrimento de outros aspectos da personalidade.

    A conclusão foi que a publicação excessiva de fotos está relacionada ao narcisismo e à psicopatia. Os que se preocupam em editar suas fotos antes de postá-las não revelam sinais de psicopatia, pois são menos espontâneos, mas tendem mais à auto-objetificação.

    Segundo a pesquisadora, os resultados não significam, necessariamente, que quem posta muitas fotos de si mesmo é narcisista e psicopata. Os dados analisados estão dentro da normalidade de comportamento social, apesar de ultrapassarem os níveis médios dessas características para a maioria das pessoas.

    PÚBLICO FEMININO

    O estudo não levou em conta as mulheres porque os dados comparados recebidos por Fox, compilados por uma revista, não incluíam o público feminino.

    "Nós sabemos que a auto-objetificação leva a um monte de coisas terríveis, como depressão e distúrbios alimentares em mulheres", disse Fox.

    "Como o uso de redes sociais é cada vez maior, todo mundo está mais preocupado com sua aparência. Isso significa que o problema pode se tornar ainda maior", continuou. Para ela, a auto-objetificação traz mais impactos para o público feminino.

    A pesquisadora está conduzindo um novo trabalho para sugerir que as informações confirmadas por sua pesquisa também se aplicam às mulheres.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024