• Tec

    Thursday, 09-May-2024 20:15:32 -03

    Computador pode conhecer pessoa melhor que seus familiares, diz estudo

    DE SÃO PAULO
    DA AFP

    13/01/2015 17h31

    Um programa de computador que analisa as curtidas no Facebook pode julgar a personalidade de um usuário melhor do que seus amigos ou sua família, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Cambridge (Inglaterra) e Stanford (EUA).

    O estudo utilizou uma amostragem com mais de 85 mil usuários do Facebook, que permitiram aos pesquisadores acesso ao seu histórico de curtidas na rede social.

    Os voluntários fizeram um teste de personalidade de 100 perguntas por meio do aplicativo MyPersonality, respondendo a questões sobre seus níveis de abertura, extroversão e neurose, entre outros pontos.

    Depois, a personalidade das "cobaias" foi definida por seus amigos e familiares, convidados pelos pesquisadores a responder 10 perguntas sobre os voluntários que conheciam.

    Com um programa de computador desenvolvido para a ocasião, os pesquisadores disseram ter conseguido definir os traços psicológicos dos usuários de maneira mais fiel do que seus amigos e familiares, analisando as curtidas de suas páginas no Facebook.

    De acordo com o estudo, o programa precisou de apenas 10 curtidas para alcançar um resultado superior ao dos colegas de trabalho dos voluntários. Para superar um amigo ou colega de quarto, precisou processar uma média de 70 "likes". No caso de familiares, o número sobe para 150 curtidas.

    "Essa é uma importante demonstração de como a análise de dados pode revelar os traços psicológicos de uma pessoa sem requerer qualquer tipo de interação pessoal", diz o estudo.

    "No futuro, os computadores poderão ser capazes de inferir nossos traços psicológicos e de reagir com base neles, levando ao surgimento de máquinas com habilidades sociais e inteligência emocional", disse o pesquisador Michal Kosinski, um dos principais autores do estudo, em um comunicado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024