• Tec

    Sunday, 05-May-2024 13:49:09 -03

    Apple empata com Samsung como maior fabricante de smartphones

    DE SÃO PAULO
    DA REUTERS

    29/01/2015 12h34

    Com a venda recorde de iPhones no último trimestre de 2014, a Apple alcançou a Samsung e agora divide com a companhia sul-coreana o posto de maior fabricante de smartphones do mundo –a empresa fundada por Steve Jobs não ocupava esse posto desde o quarto trimestre de 2011.

    Apesar de a Samsung não ter divulgado números oficiais, a companhia afirmou que as vendas de smartphones e tablets caíram no último trimestre do ano passado.

    Ambas empresas venderam cerca de 74,5 milhões de seus aparelhos entre outubro e dezembro de 2014 –participação de 20% no mercado para cada uma– de acordo com a consultoria Strategy Analytics.

    Em relação com o mesmo período de 2013, a Samsung teve uma queda de 10 pontos percentuais na fatia –à época, vendeu 86 milhões de unidades no mundo todo, de acordo com a consultoria.

    A Apple, por outro lado, comercializou quase 25 milhões de aparelhos a mais na comparação com os últimos três meses de 2013.

    "A Samsung continua enfrentando competição intensa da Apple nos smartphones topo de linha, da Huawei nos aparelhos intermediários e da Xiaomi nos de entrada", disse Neil Mawston, diretor-executivo da Strategy Analytics, em comunicado.

    "A sul-coreana pode ter que considerar em breve a aquisição de rivais, como a BlackBerry, para revitalizar o seu crescimento no mercado", acrescentou.

    Segundo ele, os iPhone 6 e Plus estão se provando muito populares na China, nos Estados Unidos e na Europa.

    Outra firma de pesquisa, a menos conhecida Counterpoint Research, diz que a Apple na verdade ultrapassou a Samsung e isolou-se na liderança.

    À agência Reuters, analistas disseram que muito do desempenho futuro da Samsung depende do lançamento do próximo celular Galaxy S6, previsto para março.

    "Eu creio que depois de aprendida a lição, veremos uma significativa melhora em termos de design, qualidade na fabricação e nas funções. A questão agora é se isso será suficiente", disse Warran Lau, analista do fundo de investimento Maybank Kim Eng.

    LUCROS

    A gigante sul-coreana afirmou que o lucro das operações que reúnem celulares inteligentes e outros dispositivos móveis despencou 64% no último trimestre sobre um ano antes, para 1,96 trilhão de wons (US$ 1,8 bilhão).

    O resultado contribuiu para a primeira queda anual de lucro da companhia em três anos e quinta queda de lucro trimestral seguida da divisão de dispositivos.

    A participação dos negócios com dispositivos móveis da Samsung no lucro operacional do grupo caiu de quase 70% em 2013 para cerca de 58% no ano passado.

    Os números contrastam com o momento vivido pela Apple. A fabricante do iPhone anunciou na quarta-feira (28) o maior resultado trimestral da sua história -lucro de US$ 18 bilhões.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024