• Tec

    Saturday, 18-May-2024 14:16:36 -03

    Na Campus Party, robôs usam até lança-chamas em 'batalha'

    JOÃO VITOR OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    05/02/2015 03h00

    O ringue está armado, mas na Campus Party 2015 não são os craques do UFC que entram em cena. Não podia ser diferente: em um "acampamento nerd", a arena de combate foi tomada por robôs.

    Trata-se do URC (Ultimate Robot Combat), que teve início nesta quarta (4) e acontece durante todas as tardes do evento até sábado (7), na zona de visitação gratuita Open Campus.

    Divulgação
    O robô Apolkalipse, da equipe ThundeRatz, participa de batalha de robôs na Campus Party Brasil 2015
    O Robô general, da equipe Uairrior, participa da batalha de robôs na Campus Party Brasil 2015

    A competição coloca frente a frente criaturas cibernéticas projetadas por 28 equipes de estudantes de engenharia de todo o país.

    A Escola Politécnica da USP (Poli) está representada pela equipe ThundeRatz, que aposta no seu robô Apolkalipse, de 55 kg, para vencer o torneio na categoria dos pesos pesados.

    "Ele tem um lança-chamas e uma barra horizontal que gira a mais ou menos 2.000 rpm (rotações por minuto)", explica Gabriel Ribeiro, 21, estudante do terceiro ano de engenharia mecatrônica na Poli. "A ideia é bater no adversário com a barra e, quando sobrar uma brecha, por fogo nele."

    A disputa permite que as máquinas ataquem umas as outras com "pancadaria" e fogo. Água e projéteis disparáveis, por exemplo, são proibidos.

    Segundo Gabriel, os robôs são pilotados por mais de um membro da equipe. "No caso do Apolkalipse, por exemplo, uma pessoa controla a locomoção e a arma rotativa e outra o lança chamas".

    Mas os alunos da USP terão adversários motivados pela frente. Guilherme Nascimento, da equipe Uairrior, da Universidade Federal de Itajubá (Minas Gerais), joga suas fichas no robô General, também da categoria de 55 kg.

    "Ele também tem um lança chamas, além de dois discos girantes que podem causar bastante dano ao robô adversário", afirma o estudante.

    De acordo com Guilherme, os robôs são construídos com material de alto desempenho -alumínio aeronáutico e aços utilizados em materiais de guerra, por exemplo.

    A competição inclui também categorias de máquinas mais leves: uma de 27 kg e outra de 14 kg.

    As lutas acontecerão durante todas as tardes da Campus Party 2015, até sábado (7), na zona da Campus Party que é gratuita e aberta ao público.

    As batalhas estão sendo narradas por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do canal geek Jovem Nerd.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024