• Tec

    Thursday, 02-May-2024 02:42:27 -03

    'Videogame também é arte', diz criador de museu dos games

    DE SÃO PAULO

    07/02/2015 12h12

    No ano passado, a ex-ministra Marta Suplicy causou polêmica ao declarar, durante a apresentação do Vale-Cultura, que não considerava jogos digitais como cultura.

    Cleidson Lima, jornalista e criador Museu do Videogame Itinerante, discorda: "Cinema, que é considerado arte, tem captura de imagem, edição, roteiro, finalização...", ponderou o pesquisador de games durante palestra na Campus Party 2015 neste sábado (7).

    Divulgação/Museu do Videogame Itinerante
    Exposição do Museu do Videogame Itinerante em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul
    Exposição do Museu do Videogame Itinerante em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul

    "Alguma dessas coisas que eu falei não existe no mundo dos videogames?", questionou. "Existem produções de game mais caras do que muito filme de Hollywood."

    Para ele, se os games fossem colocados pelo governo no mesmo patamar de outras formas artísticas, os impostos sobre jogos e consoles seriam menores.

    "No Brasil, videogame só perde em imposto para cigarro. A gente tinha que estar na mesma categoria de livros, música etc.", afirmou o palestrante.

    MUSEU ITINERANTE

    Lima criou, em 2011, o primeiro museu de jogos eletrônicos do país.

    "Quando você fala em museu, a primeira coisa que vem na cabeça é 'coisa velha', e a história do videogame é relativamente recente", disse o jornalista. A primeira plataforma de games foi apresentada em 1972.

    "Mas a evolução dos consoles nas últimas décadas foi impressionante. Já estamos na oitava geração de videogames, e eles merecem um museu".

    Em 2014, O Museu do Videogame Itinerante atraiu parceiros como PlayStation, Ubisoft e Intel, recebendo 162 mil visitantes em 15 dias de evento, com mais de 200 consoles expostos.

    Entre as atrações do instituto, estão máquinas como a Magnavox Odyssei, primeiro videogame do mundo, e o Home Pong, primeiro console da Atari.

    Antes restrito a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o projeto vai rodar o país neste ano, passando por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza.

    Colaborou JOÃO VITOR DE OLIVEIRA, de São Paulo

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024